Extração de DNA de tecidos vegetais como recurso didático-pedagógico: uma proposta de abordagem para o ensino investigativo em atividades remotas

Autores

  • Luiz Felipe Rezende de Magalhães Instituto Federal de Santa Catarina
  • Gabrielle do Amaral e Silva Muller

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v3i4.2730

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Atividade investigativa, Atividades Remotas, Genética vegetal

Resumo

O ensino de ácidos nucléicos é considerado um desafio para educadores devido à dificuldade na compreensão do conteúdo bem como problemas de empregabilidade metodológica. Assim, o presente trabalho teve como principal objetivo realizar a sequência didática com aplicação de Metodologias Ativas a fim de buscar respostas quanto ao estímulo do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Ciências, sobretudo com abordagem ao ensino por investigação em turma do Ensino Fundamental – Anos Finais de uma escola pública na cidade de Seropédica, RJ. No total, 14 estudantes do 8º ano participaram do estudo de forma remota e observou-se que houve maior questionamento, envolvimento dos estudantes e reflexão ao conteúdo trabalhado o que contribui para o engajamento em torno da ciência, pesquisa e estudos, gerando resultados educacionais satisfatórios. A aplicação do recurso didático-pedagógico “Extração de DNA de Tecidos Vegetais” permitiu que os estudantes tivessem contato com uma atividade investigativa mesmo fora do ambiente escolar formal, gerando importantes discussões acerca do tema estudado. O estímulo ao olhar científico e à curiosidade são parte essencial deste trabalho, não deixando de lado as discussões acerca do atual momento que o educador brasileiro (r)existe.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Rezende de Magalhães, Instituto Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Especialista em Ensino de Ciências pelo curso “Ciências é Dez!” do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Professor da rede pública do Estado do Rio de Janeiro e do Município de Seropédica – RJ.

 

Gabrielle do Amaral e Silva Muller

Doutora em Bioquímica. Docente do Curso de Especialização em Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental – “Ciências é Dez!” Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

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Publicado

2022-07-09

Edição

Seção

Artigos Científicos