Extração de DNA de tecidos vegetais como recurso didático-pedagógico: uma proposta de abordagem para o ensino investigativo em atividades remotas
DOI:
https://doi.org/10.21166/ctp.v3i4.2730Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Atividade investigativa, Atividades Remotas, Genética vegetalResumo
O ensino de ácidos nucléicos é considerado um desafio para educadores devido à dificuldade na compreensão do conteúdo bem como problemas de empregabilidade metodológica. Assim, o presente trabalho teve como principal objetivo realizar a sequência didática com aplicação de Metodologias Ativas a fim de buscar respostas quanto ao estímulo do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Ciências, sobretudo com abordagem ao ensino por investigação em turma do Ensino Fundamental – Anos Finais de uma escola pública na cidade de Seropédica, RJ. No total, 14 estudantes do 8º ano participaram do estudo de forma remota e observou-se que houve maior questionamento, envolvimento dos estudantes e reflexão ao conteúdo trabalhado o que contribui para o engajamento em torno da ciência, pesquisa e estudos, gerando resultados educacionais satisfatórios. A aplicação do recurso didático-pedagógico “Extração de DNA de Tecidos Vegetais” permitiu que os estudantes tivessem contato com uma atividade investigativa mesmo fora do ambiente escolar formal, gerando importantes discussões acerca do tema estudado. O estímulo ao olhar científico e à curiosidade são parte essencial deste trabalho, não deixando de lado as discussões acerca do atual momento que o educador brasileiro (r)existe.
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