Alternativas para o ensino e aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa no Ensino Médio por meio de projetos de ensino

Autores

  • Cinthia Renata Gatto Silva
  • Karla Aparecida Lovis
  • Laura Luisa Fiorentin
  • Sheila de Assis IFC

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v3i3.2467

Palavras-chave:

Matemática, Língua Portuguesa, Ensino/Aprendizagem, Permanência

Resumo

O principal objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto de ensino: “Alternativas para o ensino e aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa no Ensino Médio”, cuja finalidade foi minimizar carências em conteúdos básicos de Matemática e Língua Portuguesa, bem como oferecer aos alunos ingressantes no ensino médio da instituição em questão, novas oportunidades de aprendizagem. O presente projeto justifica-se como ação estratégica, em resposta aos acentuados índices de evasão e retenção nos primeiros anos dos cursos. Para o desenvolvimento do projeto, realizou-se no início do ano letivo um teste diagnóstico com o intuito de identificar quais alunos apresentavam maior defasagem nas duas disciplinas, e quais eram os conteúdos que eles apresentavam mais dificuldades. Em um segundo momento, aulas extras de Matemática e Língua Portuguesa foram ofertadas no horário de contraturno. Destaca-se que o projeto auxiliou os discentes na superação das suas defasagens, conseguindo atingir melhores rendimentos nas disciplinas em questão e em outras disciplinas do curso contribuindo de maneira significativa com a diminuição da evasão e possível repetência escolar. Ainda, observou-se uma melhora da confiança dos alunos com as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.

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Publicado

2022-01-10

Edição

Seção

Ensaios e Relatos de Experiência