Tornando-se professor: Um relato de experiência e vivência durante o Estágio Supervisionado II
DOI:
https://doi.org/10.21166/ctp.v3i3.2379Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Autoavaliação, Reflexão, MetodologiasResumo
Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o período de realização da disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Matemática-Licenciatura do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia. A turma de regência foi o sétimo ano do ensino fundamental da educação básica. Durante o período de realização de estágio, diferentes abordagens foram feitas, a fim de encontrar as que mais se adequavam ao estilo da turma. Entre as metodologias de ensino utilizadas destacam-se o uso de jogos, materiais concretos e a investigação, atreladas à aprendizagem significativa e o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem. Ao final das aulas, foi feito um levantamento que buscava apurar quais metodologias os alunos se adaptaram melhor, tendo o uso de jogos como a mais recorrente dentre as respostas à pesquisa. Ao final apresentamos as considerações oriundas das reflexões feitas pós realização das atividades de Estágio. Sobressai, dessas reflexões, a necessidade de promover a autonomia e confiança dos alunos e a importância da autoavaliação do professor, sobre os aspectos experimentados em sala de aula. É essencial entender-se, enquanto profissional, como mediador do processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo e incentivando a colaboração e convivência entre os alunos.
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