A Matemática na fabricação de Sabão: algumas reflexões sobre o uso da Etnomodelagem em sala de aula

Autores

  • Tainá Stumpf Schwingel Instituto Federal Catarinense
  • Thomas Petry Instituto Federal Catarinense
  • Deise Nivia Reisdoefer Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v3i3.2371

Palavras-chave:

Temas transversais, Educação Ambiental, Oficina

Resumo

A necessidade de separar, reciclar e reutilizar os resíduos gerados têm emergido com uma das principais formas de minimizar os impactos ambientais referentes à extração e produção de novos itens, um exemplo disso, é a fabricação caseira de sabão a partir de restos de gordura animal ou de óleo de cozinha realizada no oeste catarinense. Sabendo da importância de resgatar os contextos culturais dos alunos e estabelecer relações com os tópicos abordados dentro da sala de aula, esse artigo tem o intuito de relatar uma oficina que relacionou Matemática e a fabricação do sabão. Em decorrência da pandemia, a oficina foi realizada de forma remota por meio de encontros via Google Meet, com uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola de Educação Básica de um município de Concórdia - Santa Catarina. Tendo em vista que Educação Ambiental é geradora de uma nova maneira de interpretar e de conviver em harmonia com o meio ambiente, a oficina abordou também a importância da conscientização sobre os malefícios do uso desordenado dos recursos naturais, bem como formas de auxiliar na sua preservação e manutenção destes. Como resultado da oficina, percebeu-se que, por meio da Matemática, os alunos compreenderam a importância e a necessidade de reutilizar, separar, consumir e produzir menos resíduos. Promovendo, assim, a formação de cidadãos reflexivos e conscientes sobre suas ações e o impacto destas no meio ambiente, ao mesmo tempo em que ampliaram conhecimentos matemáticos relacionados ao tema.

 

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Publicado

2022-01-10

Edição

Seção

Ensaios e Relatos de Experiência