Um mapeamento teórico de relatos de experiências que abordaram a investigação matemática

Autores

  • Agda Albiero Lazaroto Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Deise Nivia Reisdoefer

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v3i3.2329

Palavras-chave:

Matemática, Investigação matemática, Relato de experiência, Formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento teórico de relatos de experiências publicados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) com enfoque na Investigação Matemática no contexto da Formação de Professores de Matemática. Tem objetivo de comparar aspectos em relação aos objetivos, referências, metodologia e contribuições sobre o tema. A identificação de algumas confluências entre as pesquisas evidencia que: as abordagens são qualitativas e os principais instrumentos de coletas de dados são as observações, questionários, entrevistas e gravações de áudio; os sujeitos estão nos níveis de formação inicial ou continuada; as principais concepções baseiam-se nas ideias de Ponte, Brocardo e Oliveira (2006); e as contribuições convergem para a ideia de que a metodologia de ensino de Investigação Matemática conduz o aluno a agir como um matemático, não somente na formulação de conjecturas e realização de provas, mas também na apresentação de resultados e na discussão e argumentação entre colegas e professor. Apontam a importância de que o professor conheça o seu papel na aula de Investigação, na qual deixa de assumir o papel de “transmissor” do conhecimento e passa a ser mediador, suscitando curiosidade nos alunos e instigando-os a buscar respostas para o problema.

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Publicado

2022-01-10

Edição

Seção

Artigos Científicos