A pegada ecológica como atividade investigativa: uma intersecção entre o ensino de ciências e matemática
DOI:
https://doi.org/10.21166/ctp.v3i3.2310Palavras-chave:
Pegada ecológica, Atividade investigativa, ÁguaResumo
Este estudo surgiu de uma proposta de intervenção com objetivo de sensibilizar os estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a preservação do recurso hídrico por meio de metodologia ativa baseada na Pegada Ecológica e sequência didática de ensino por investigação. A proposta didática – metodológica conta com atividades e ações fundamentadas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática associada com conhecimentos de Ciências. As ações desenvolvidas referem-se à unidade temática da água e após aplicação do estudo foram obtidos resultados satisfatórios com relação a reflexão e conscientização dos alunos e de toda a comunidade escolar no sentido de reconhecer que a ciência não se desvincula da Matemática, sequer a Matemática se desenvolve sem os princípios científicos.
Referências
BARRA, V.; LORENZ, K. M. Produção de materiais didáticos de Ciências no Brasil, período: 1950 a 1980. Ciência e Cultura, v.38, n.3, p.70-83, 1986.
CACHAPUZ, A. F; PRAIA, J.F; JORGE, M. P. Perspectivas de ensino das Ciências. Porto: Eduardo & Nogueira, 2000. p. 75.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
LOVATO, L. B. A construção do conhecimento sobre a água por meio de uma sequência didática que emprega a estratégia de experimentação. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, 2018. 144f.
MATUI, J. Construtivismo: Teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna, 2006.
MATTHEWS, M. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, SC, v. 12, n. 3, p. 164- 214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br /index.php/fisica/ article/view/7084/6555. Acesso em: 01 jul. 2021.
MEDEIROS, B. A. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v.4, n.1, set. 2011.
WWF Brasil. Pegada Ecológica: que marcas queremos deixar no planeta?: Texto: Mônica Pilz Borba; Coordenação: Larissa Costa e Mariana Valente; Supervisão: Anderson Falcão – Brasília: WWF-Brasil, 2007. Disponível em: http://assets.wwf.org.br/downloads/19mai08_wwf_pegada.pdf. Acesso em: 14/07/2021.

