Intervenções pedagógicas em espaços não formais de aprendizagem: o supermercado como ambiente de ensino profissional

Autores

  • Eduardo Huber Instituto Federal Catarinense
  • Vanessa Biasi

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v3i3.2267

Palavras-chave:

Intervenção pedagógica, Ensino profissional, Alimentos

Resumo

Intervenções pedagógicas são investigações que envolvem o planejamento e a implementação de interferências destinadas a produzir avanços e melhorias nos processos de aprendizagem dos sujeitos que delas participam, e a posterior avaliação dos efeitos dessas interferências. Foi realizada uma intervenção pedagógica com um grupo de 24 alunos de um curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, com o objetivo de estreitar a relação teoria-prática da área de produção e comercialização de produtos alimentícios, além de gerar uma melhor perspectiva do curso pelo aluno, no que compete ao seu futuro profissional. Após uma divisão em quatro grupos temáticos, foram realizadas atividades em um supermercado com foco no ensino, na investigação e na abordagem técnica. Os grupos também realizaram uma apresentação oral para intercâmbio da experiência com a turma, baseada nos registros realizados durante a dinâmica. A avaliação da intervenção foi realizada pelo preenchimento de um questionário de respostas quantitativas e qualitativas. Constatou-se após a realização das atividades, além da transferência de conhecimento na área, um desenvolvimento da visão técnica, da oralidade e uma maior expectativa com a continuidade do curso técnico e desenvolvimento da formação profissional.

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Publicado

2022-01-10

Edição

Seção

Ensaios e Relatos de Experiência