Perfil e desempenho de uma turma de graduação da medicina veterinária frente a metodologias ativas de ensino e avaliação da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.21166/ctp.v3i3.2245Palavras-chave:
Plano de negócios, Pesquisa como ensino, Empreendedorismo, Inovação, Ensino ProfissionalizanteResumo
O objetivo deste projeto foi utilizar metodologias pedagógicas para incorporar a pesquisa e o empreendedorismo ao ensino e aprendizagem. O estudo foi conduzido com os alunos da disciplina de “Fisiopatologia da Reprodução” do curso de Medicina Veterinária do IFC Campus Araquari. Durante o semestre foram utilizadas as seguintes metodologias de ensino: aula expositiva e prática, relatório de aula prática, seminários e elaboração de um Plano de Negócios. Ao final do semestre foram avaliadas as notas obtidas pelos estudantes e aplicado um questionário. Foi observado um elevado percentual de estudantes desperiodizados (28,5%). De acordo com os estudantes, a disciplina atingiu o objetivo e contribuiu positivamente ao ensino e aprendizagem. Além disso, a maioria sugere a continuidade das metodologias utilizadas nos próximos semestres, embora tenha sido demonstrado que nem todos participam quando o trabalho é em grupo. Aula prática é a metodologia de ensino preferida pelos estudantes, mas para obtenção da nota é, na sequência, prova escrita e seminário. As mulheres alcançam notas médias superiores aos homens, independente da metodologia aplicada. O uso de PDF das aulas é a forma mais usual de estudo. Para assuntos técnicos os estudantes costumam buscar artigos no Portal Periódico CAPES, enquanto o uso de sites é o veículo preferido para se informar de assuntos gerais. O uso de metodologia ativas durante a disciplina oportunizou trabalhar habilidades e competências nos estudantes relacionadas a autonomia intelectual, capacidade de interpretar, analisar, criticar, refletir, rejeitar ideias, aprender, buscar soluções e propor alternativas.
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