Portfólio: uma proposta de avaliação prática interdisciplinar como reformulação do processo de aprendizagem virtual no curso de medicina veterinária em tempos de pandemia – Relato de experiência

Autores

  • Débora Olsson Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Diogenes Dezen Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Vanessa Peripolli Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v3i3.2102

Palavras-chave:

Aprendizagem, Metodologias ativas, Ensino superior, Plano de aula

Resumo

Portfólios de ensino têm sido apontados como ferramentas formativas e reflexivas nos diversos graus de ensino. O objetivo deste ensaio é relatar uma experiência em desenvolver um portfólio interdisciplinar como dispositivo pedagógico para o exercício da narratividade de um plano de aula, para a disciplina de imunologia do curso superior de Medicina Veterinária (MV), do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Concórdia. O portfólio foi desenvolvido para dois encontros virtuais como metodologia ativa para a disciplina de imunologia em tempos de pandemia. Essa experiência foi vivida por professores1,2 em dois ambientes distintos, Florianópolis e Concórdia, com as seguintes informações: a) descrição do curso superior, da disciplina, do conteúdo da aula, do perfil do discente, do perfil do docente convidado, do plano de aula (PA) e do planejamento do PA, da reflexão do aluno e professor. Durante o tempo em que foi aplicado o portfólio analisou-se a importância do uso dessa ferramenta como amostra de evidências das habilidades, atitudes e/ou conhecimentos obtidos pelos acadêmicos. A avaliação qualitativa dos alunos foi a etapa final do processo e compreendeu em atividades lúdicas por interfaces de softwares e questionários de respostas investigativas composta por questões objetivas e dissertativas com autoavaliações. O aprendizado colaborativo favoreceu o desenvolvimento de competências interpessoais como a comunicação, trabalho em equipe, persuasão, flexibilidade, empatia, espírito de colaboração e responsabilidade.  O atual desafio educacional trouxe a oportunidade de pensar em soluções didáticas inovadoras usando apenas recursos de casa ou do meio digital. O trabalho demonstrou a existência de prática relevante em gestão de portfólio, suportado pela teoria da disciplina, embora limitado pela aplicação em somente duas aulas e não ao semestre completo.

Biografia do Autor

Diogenes Dezen, Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

Medico Veterinário graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestre (2007) e doutor (2011) pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de microbiologia, onde tem desenvolvido projetos relacionados à detecção molecular, diagnóstico sorológico e desenvolvimento de imunobiológicos. Atualmente é professor no curso de Medicina Veterinária e orientador do Pós-Graduação em Produção e Sanidade Animal do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

 

Vanessa Peripolli, Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari

Possui graduação em Zootecnia (UFSM: 2003- 2008), mestrado em Zootecnia (UFRGS:2008- 2010), doutorado em Zootecnia (UFRGS: 2010-2014) e pós-doutorado em Ciências Animais (UnB: 2014-2016). Realizou o doutorado sanduíche em Animal and Poultry Science (UoGuelph: 2012).Participou de treinamento técnico na empresa Alltech Inc. (USA: 2013). Foi professora temporária no Instituto Federal Catarinense (IFC: 2014) Campus de Concórdia e na Faculdade Concórdia (FACC: 2014). Foi coordenadora do curso técnico em agropecuária modalidade subsequente no IFC Campus Avançado Abelardo Luz (IFC: 2014). Atualmente é professora (Produção Animal) do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFC Campus Araquari atuando também como em nível de mestrado nos cursos de Pós-Graduação em Produção e Sanidade Animal (PPGPSA) e Pós-Graduação em Tecnologia e Ambiente (PPGTA). Participa dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Produção Animal (NEPPA, IFC) e Recursos Genéticos Animais (UnB).

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Publicado

2022-01-10

Edição

Seção

Ensaios e Relatos de Experiência