Portfólio da prática docente: registro e análise da aula de análise de dados experimentais no Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia e Ambiente

Autores

  • Vanessa Peripolli Instituto Federal Catarinense
  • Débora Cristina Olsson Instituto Federal Catarinense
  • Fabiana Moreira Instituto Federal Catarinense
  • Elizabeth Schwegler Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v2i2.2090

Palavras-chave:

Construção de saberes, Diário reflexivo, Plano de aula, Pos-graduação

Resumo

O objetivo deste portfólio foi proporcionar uma autorreflexão do conhecimento construído e das estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. A aula sobre análise de dados experimentais foi ministrada na disciplina de estatística experimental do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia e Ambiente do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari com base no plano de aula. O portfólio foi organizado da seguinte maneira: i) descrição do curso, da disciplina, do conteúdo da aula, do perfil do discente, do perfil do docente, do plano de aula e do planejamento do plano de aula. No plano de aula foram contemplados os conteúdos propostos e os recursos necessários para alcançar maior êxito no processo de ensino-aprendizagem, bem como a previsão do tempo para a abordagem de cada conteúdo. A avaliação dos alunos foi a etapa final do processo de ensino-aprendizagem e compreendeu uma prova composta por questões objetivas e dissertativas e uma autoavaliação das análises estatísticas propostas no projeto de mestrado. ii) amostra dos trabalhos e diário reflexivo, sendo demonstrados através de imagens, dos materiais utilizados em aula, da participação e interação dos alunos durante as discussões, assim como com trechos da autoavaliação das análises estatísticas propostas. iii) percepções dos estudantes sobre as aulas planejadas e executadas e as considerações finais. Este portfólio reflexivo ampliou o olhar sobre o processo formativo para além da aquisição de conhecimentos, pois as narrativas reativaram o pensamento sobre as experiências do professor e do aluno acerca de suas relações com a construção do conhecimento sobre análise de dados experimentais.

Referências

BRITO, C.R.S. Estudo de caso do Portfolio às competências. Dissertação de 2 º Ciclo em Estudos Culturais, Didáticos, Linguísticos e Literários. 2009. 193f. Universidade da Beira Interior. https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/3416/1/MESTRADO%201113.pdf.

FREIRE P. Extensão ou Comunicação? 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000. 264p.

KISH, C.K.; SHEEHAN, J.K.; COLE, K.B.; STRUYK, L.R.; KINDER, D. Portfolios in the classroom: a vehicle for developing reflective thinking. The High School Journal, v. 80, n.4, p. 254-260, 1997. https://www.jstor.org/stable/40364457

ROSEN, D.D. Problem solving and reflective thought: John Dewey, Linda Flower, Richard Yong. Journal of Teaching Writing, v. 6, n. 1, p. 69-78, 1998. http://journals.iupui.edu/index.php/teachingwriting/article/view/820.

ZUKOWSKY-TAVARES, C.; LIMEIRA, P.C.; RUIZ-MORENO, L. O portfólio e a construção de saberes docentes na pós-graduação em saúde. Pro-Posições, v. 30, e20170181, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0181.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Edição

Seção

Ensaios e Relatos de Experiência