Relato de planejamento e intervenção pedagógica no componente curricular de Agricultura III do IFC – Campus Santa Rosa do Sul, com o tema “o ensino da bananicultura no Extremo Sul Catarinense”

Autores

  • Nestor Valtir Panzenhagen Instituto Federal Catarinense
  • Solange Aparecida Zotti Instituto Federal Catarinense
  • Íris Weiduschat Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v2i2.2089

Palavras-chave:

EPT, Educação, Ensino, Instituto Federal

Resumo

Este trabalho relata ações de planejamento e intervenção pedagógica no componente curricular de Agricultura III, ministrado no terceiro ano letivo do Curso Técnico em Agropecuária do IFC – Campus Santa Rosa do Sul, relacionado ao ensino da bananicultura no Extremo Sul Catarinense. Esta atividade foi desenvolvida como requisito à conclusão do Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo IFC, em 2020. As aulas remotas ocorreram nos dias 07, 14 e 21 de outubro de 2020 e todos os estudantes foram previamente comunicados das mesmas. Cada encontro constou de 90 minutos de aulas interativas, em que os estudantes puderam intervir para sanar dúvidas e colaborar com o processo de ensino-aprendizagem. Também foram aplicados dois questionários junto aos estudantes visando identificar a percepção dos mesmos quanto às aulas planejadas e executadas. De forma genérica, as percepções dos estudantes foram bastante positivas. Por outro lado, estas percepções também criaram novos elementos, que contribuíram para subsidiar a necessária autocrítica docente visando melhorar e qualificar as atividades letivas cotidianas. Os resultados também mostraram que o índice de acertos de questões técnicas foi superior para aqueles estudantes que assistiram às aulas online, em relação aos que apenas consultaram o arquivo técnico disponibilizado. Estas atividades proporcionaram experiências gratificantes e que muito contribuíram para o enriquecimento do aprendizado pessoal e profissional.

Biografia do Autor

Nestor Valtir Panzenhagen, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia. Atuou como Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal Catarinense (IFC), de 2009 a 2011, e como Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFC, de 2012 a fevereiro de 2013. Foi Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica do IFC Campus Santa Rosa do Sul, de 2015 a 2019. Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico desta Instituição.

Solange Aparecida Zotti, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1993), graduação em Artes Práticas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1990), pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino (MG) (1995), mestrado em Educação na área de Educação e Ensino - UnC/UNICAMP (2002), Doutorado em Educação na área de História, Filosofia e Educação pela UNICAMP (2009) e Pós-doutorado em Educação (HISTEDBR/UNICAMP 2018-2019). Foi professora da Fundação Universidade do Contestado de 1996 a 2012, atuando como Professora, Pesquisadora, Vice e Coordenadora do Curso de Pedagogia, Assessora de Iniciação Científica, Coordenadora de Pesquisa. Tem experiência na área de coordenação pedagógica e formação continuada de professores. Publicou artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais e o livro ?Sociedade, Educação e Currículo no Brasil: dos Jesuítas aos anos de 1980? (Editora Autores Associados: 2004). Atualmente é professora do Instituto Federal Catarinense ? IFC (Campus Concórdia/SC) em cursos de licenciatura e do PPG Educação no Campus Camboriú. Na área do ensino atua especialmente nas seguintes disciplinas: Teorias Educacionais e Curriculares, Políticas Educacionais, História da Educação e Pesquisa e Processos Educativos. Desenvolve pesquisas no campo da história da educação e políticas educacionais relacionadas ao ensino secundário/médio, currículo e instituições escolares. Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe).

Íris Weiduschat, Instituto Federal Catarinense

Graduada em Pedagogia (UNIDAVI/FURB -1991); Especialista em Psicopedagogia (ICPG - 2004), em Educação a Distância (FACEL- 2009) e em Gestão Educacional com Ênfase em Orientação e Supervisão (AVANTIS - 2012); Mestre em Educação - Área de Concentração Pedagogia da Mídia (PH- Freiburg/Alemanha - 1997, reconhecido no Brasil pela UNIVALI). Possui experiência na implantação e oferta de cursos de EAD; Assessoria Pedagógica na elaboração de projetos de cursos, plano de desenvolvimento institucional (PDI) e seus aditamentos. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Blumenau. Na produção científica apresenta estudos com ênfase em formação continuada de professores; gestão educacional, EAD, interculturalidade, didática e metodologias de ensino.

Referências

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: RAMOS, Marise. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005; pp. 83-105.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GRACE, Cathy; SHORES, Elizabetth. Manual de portfólio: um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. In: Anais da 30ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu/MG: ANPED, 2007.

MOURA, Dante Henrique; GARCIA, Sandra Garcia de oliveira; RAMOS, Marisa Nogueira. Educação Profissional Técnica de nível médio integrada ao ensino médio: Documento base. MEC/SEMTEC. Brasília/DF, 2007.

RENNER, Lucimar Rigo. A importância da Pedagogia de Projetos. Monografia (Especialização Lato-Sensu em Gestão Educacional). Centro de Educação, Curso de Pós-Graduação a Distância, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 32p. 2010.

SILVA, Liliana Maria Pierezan Moraes da. Articulando educação e tecnologia: uma experiência coletiva. Passo Fundo: UPF, 2003.

VALENTE, José Armando. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. In: VALENTE, José Armando (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. p.131-156.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia dialética em sala de aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).

VILLAS BOAS, B. M. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Edição

Seção

Ensaios e Relatos de Experiência