Psicomotricidade, leitura e escrita: bases teóricas de uma relação

Autores

  • Deivis Elton Schlickmann Frainer Instituto Federal Catarinense
  • Soely de Fátima Oliveira Bonin Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v2i2.2020

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Leitura, Escrita

Resumo

Objetivamos com o presente estudo abordar aspectos teóricos do campo pedagógico, analisando os principais conceitos que reforçam a associação entre a psicomotricidade e a aquisição de leitura e escrita. Realizamos uma revisão de literatura a partir dos descritores “psicomotricidade, leitura e escrita” nas principais bases de dados de artigos de língua portuguesa (na Scielo e na Lilacs/BVS), livros, capítulos de livros, e trabalhos de conclusão de curso (no Google) entre os anos de 1987 e 2017. Analisamos estudos que buscam refletir sobre o desenvolvimento motor e sua relação com a alfabetização e o letramento, sendo esses conhecimentos criados dentro e fora do ambiente escolar. Observamos que as relações culturais, políticas, econômicas, científicas e sociais caminham junto com o processo de aprendizagem, e fazem da escola um momento de continuação da preparação para a vivência em sociedade; que a motricidade é essencial no desenvolvimento global da criança, interferindo na linguagem e na aprendizagem; e que o professor precisa favorecer um aprendizado psicomotor, lúdico e global para crianças que apresentam um desenvolvimento psicomotor em evolução, permitindo diminuir os problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, no pensamento abstrato e no lógico.

Biografia do Autor

Deivis Elton Schlickmann Frainer, Instituto Federal Catarinense

Professor de Educação Física, Mestre em Nutrição, Doutorando em Saúde Pública.

Especialista em Docência do Ensino Superior.

Especialista em Atuação Multiprofissional em Saúde da Família.

Referências

BRASIL. LEI nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm. Acesso em 24/04/2018.

CARDOSO. A.S. A importância do desenvolvimento psicomotor para a alfabetização. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialização em Método e Técnicas de Ensino.2013.

CASTANHEIRA, M.L. Alfabetização e letramento na sala de aula. Maria Lúcia Castanheira, Francisca Izabel Pereira Maciel, Raquel Márcia Fontes Martins. (org.): 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Ceale, 2009. BRASIL.

CAGLIARI, L.C. Alfabetização e letramento. São Paulo. Editora Scipione. 1989.

FONSECA, V. Psicomotricidade: Perspectivas Multidisciplinares. Porto Alegre. Artemed, 2004.

LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: psicocinética na idade escolar. Tradução Jeni Wolff. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

MEUR, A.; STAES, L. Psicomotricidade. Educação e reeducação. Tradução Ana Maria Izique Galuban e Setsuko Ono. São Paulo: Ed. Manole Ltda., 1989.

NOGUEIRA, A.N. et al. Psicomotricidade na prevenção das dificuldades no processo de alfabetização e letramento. Revista perspectivas online. Rio de janeiro. V.1. n.2 p. 9-28.2007.

ROSA NETO, F. et al. A lateralidade cruzada e o desempenho da leitura e escrita em escolares. Revista CEFAC. 2013.

ROSA NETO, F. et al. A importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da Escala de desenvolvimento motor. Revista Brasileira Cineatropometria e desenvolvimento humano. 2010.

ROSA NETO, F. et al. Caracterização da leitura e escrita. Revista CEFAC. 2013.

ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

ROSA NETO, F.; SANTOS, E. R.; TORO, J. Manual de desempenho escolar: análise de leitura e escrita: séries iniciais do ensino fundamental. Palhoça: Ed. Unisul, 2010.

Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasilia: MEC/SEF. 1997.47p.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento. 7. Ed. São Paulo: Contexto, 2017.

SOARES, M. Alfabetização e letramento: Caderno do Professor/ Magda Soares; Antônio Augusto Gomes Batista. Belo Horizonte: CEALE/FaE/UFMG, 2005.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Edição

Seção

Ensaios e Relatos de Experiência