Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Prezados autores,

Ao submeter seu manuscrito é obrigatório o envio da declaração de responsabilidade disponível em:

https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/contraponto/libraryFiles/downloadPublic/8

 

Normas para submissão de artigos - seguir rigorosamente as instruções

Ao realizar seu cadastro indique sua instituição sem abreviações.

i. Envio do trabalho:

a) serão aceitas contribuições de autores e co-autores que possuam titulação (graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores). Obrigatoriamente um dos autores deverá ter a titulação mínima de Mestre;

b) os textos poderão possuir o máximo de 4 (quatro) autores;

c) o texto deve ser remetido à revista por seu autor (ou por um dos autores) exclusivamente pelo sistema OJS no site da editora IFC.

d) o arquivo relativo ao trabalho deve ser encaminhado em formato “.doc”;

e) os trabalhos enviados não devem conter identificação dos autores, garantindo assim “Avaliação cega por pares”.

f) O texto submetido à revista CONTRAPONTO não deve estar submetido para avaliação em outro periódico. Tal condição deverá ser mantida durante todo o processo de envio, aguardo e resposta em relação à avaliação.

 

ii. tipos de trabalho aceitos para avaliação:

a) artigo científico – texto deve conter entre 15 e 20 páginas, contendo o relato de uma pesquisa;

b) resenha – texto deve conter entre 2 a 5 páginas, contendo o registro e a crítica de capítulos, livros, teses, monografias etc.

c) ensaio teórico - texto deve conter entre 15 e 20 páginas. Os ensaios tecnológicos e científicos, serão compostos por meio de obras acadêmicas, com foco em temáticas voltadas para a área de Educação abordadas num rigor acadêmico-científico.

d) relato de experiência - texto deve conter entre 15 e 20 páginas.

 

iii. Normas gerais:

a) título em português e inglês, apenas com a primeira letra em maiúsculo, centralizados e com espaçamento simples. O título em português deve estar em negrito e em tamanho 14;

b) resumo em português e inglês, contendo entre 150 e 250 palavras, espaçamento simples.

c) palavras-chave (entre 3 e 5) em português e inglês, com a primeira letra em maiúsculo e separadas por ponto.

d) corpo do trabalho: os trabalhos (à exceção das resenhas) devem conter, pelo menos: introdução, discussão, considerações finais e referências. Não numerar a introdução, as considerações finais e as referências. Os títulos das seções e subseções devem estar em maiúsculo e negrito. A numeração das seções deve ser feita do decorrer do fluxo da escrita, sem inserção de marcadores e numeração automáticos.

e) referências bibliográficas: de acordo com a norma da ABNT mais recente;

f) A revisão textual e gramatical do texto, em português e em inglês, é de responsabilidade do(s) autor(es). Textos sem correção serão rejeitados.

 

iv. Formatação:

a) Margens: todas 2,0. Não utilizar espaçamento acima ou embaixo dos parágrafos;

b) O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5;

c) Citações com mais de 3 linhas devem ganhar um recuo de margem, conforme as normas da ABNT; fonte Times New Roman, tamanho 10; espaçamento simples;

d) Tabelas, quadros e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir prontos e no espaço a eles destinado pelo autor. Tabelas, quadros, gráficos etc. devem ser numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, contendo, cada item, um título que contemple o seu conteúdo. Pede-se aos autores que façam remissão às tabelas, aos quadros e às ilustrações mediante o seu número, evitando-se expressões do tipo “conforme tabela a seguir/abaixo”. Colocar a fonte que a tabela se refere. O título deve ficar acima e a fonte, abaixo das ilustrações, ambos em tamanho 10 e centralizados;

e) As citações de autores devem ser apresentadas entre parênteses, feitas por meio do ano de publicação do trabalho, seguida de vírgula e da expressão “p.” de página, e do(s) número(s) da(s) página(s) citada(s), quando citação direta. Ex.: (BRENELLI, 1996, p. xx); ou Brenelli (1996, p. xx);

f) As notas de rodapé são destinadas a explicações complementares, não devendo ser utilizadas para a citação de referências bibliográficas;

g) Não utilizar nenhum tipo de marcador e numeração automáticos. As numerações das seções devem ser digitadas no contínuo do texto;

h) Os texto enviados que não cumprirem com as normas, serão automaticamente rejeitados.

Artigos Científicos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.