Sobre a Revista

Foco e Escopo:

CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação é uma revista semestral, criada em dezembro de 2021, com publicação de edições nos meses de janeiro e julho.

Define-se como um periódico científico que aceita para publicação artigos que derivem de atividades de pesquisas concluídas ou em andamento, assim como relatos de experiência e resenhas científicas. Tem por objetivo a publicação e compartilhamento de trabalhos na área de Educação, Educação em Ciências e Educação Matemática, resultantes de estudos de caráter teórico ou prático. A composição de cada edição será, obrigatoriamente de, no mínimo, 75% de artigos de pesquisa.

Avaliação qualis Capes: Ensino, Educação e Interdisciplinar.

 

Sobre ética nas publicações da CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação.

Abaixo explicita-se os princípios básicos que direcionam as condutas dos membros do corpo editorial, do conselho científico e dos autores, revisores, tradutores que estejam envolvido nas escrita e análise dos estudos submetidos à CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação.

Editor chefe

i. Garantir a conduta ética na submissão, distribuição ao comitê editoral, avaliação pelo conselho científico e publicação dos estudos submetidos à revista, bem como na comunicação com os envolvidos neste processo;

ii. Comprometer-se pela qualidade e diversidade de pensamentos e concepções nos trabalhos aprovados para publicação;

iii. Contribuir para o constante aperfeiçoamento do periódico e sua contribuição na divulgação do conhecimento, bem como pela sua divulgação na comunidade científica.

Comitê Editorial

i. Não utilizar, em nenhuma hipótese, informações sobre os estudos ou os autores, aos quais teve acesso como membro do comitê editorial;

ii. Assumir como prática, junto aos meios acadêmicos, científicos e profissionais que está inserido a valorização e defesa de conduta ética nos processos de submissão, revisão e publicação na CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação;

iii. Avisar o editor chefe da revista sobre qualquer conflito de interesse como membro do comitê editorial.

Conselho Científico

i. Não utilizar, em nenhuma hipótese, informações sobre os estudos ou os autores, aos quais teve acesso como membro do comitê editorial;

ii. Assumir como prática, junto aos meios acadêmicos, científicos e profissionais que está inserido a valorização e defesa de conduta ética nos processos de submissão, revisão e publicação na CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação;

iii. Avisar o editor chefe ou membro do comiê editorial da revista sobre qualquer conflito de interesse como membro do conselho científico;

iv. Alertar o editor chefe ou membro do comitê científico no caso de recebimento de estudos que tenham similaridade à outrso, já submetidos à revista;

v. Assumir conduta ética em todos os processos de publicação na revista;

vi. Comprometer-se com imparcialidade e confidencialidade no processo de avaliação dos trabalhos que lhe forem designados;

vii. Cumprir todos os prazos de avaliação indicados pelas normas da revista.

Autores (incluindo revisores e tradutores)

i. Garantir que os dados apresentados no estudo contenham autenticidade e originalidade;

ii. Garantir que nenhuma declaração difamatória contra participantes ou instituições esteja presente no estudo;

iii. Assegurar que o artigo submetido à revista não tenha sido publicado integralmente ou em partes e ainda, que não esteja submetido para avaliação em nenhum periódico ou evento;

iv. Alertar o editor chefe quando da identificação de erros ou falhas no estudo, seja antes ou após a sua publicação, a fim da inclusão de erratas no estudo;

v. Assegurar que os demais autores do trabalho contribuiram efetivamente para sua escrita na integralidade;

vi. Certificar-se de que a CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação é o meio ideal de divulgação de seu estudo, a partir de observação suas áreas às quais a revista está vinculada.

Instituto Federal Catarinense

i. Oferecer condições para a hospedagem da revista no site institucional, por meio de apoio técnico;

ii. Incentivar a divulgação do periódico em meios oficiais, zelando pela transparência e lisura das atividades da Revista.

 

Normas para avaliação dos trabalhos submetidos (avaliação por pares):

Avaliação - primeiro passo

Os textos submetidos à CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação passam por uma avaliação preliminar, na qual o Comitê Editorial examina a adequação às normas para a publicação e a correta inserção dos metadados no momento da submissão. Nesta avaliação preliminar, o Comitê Editorial também avalia se o texto submetido adequa-se à linha editorial da revista.

Avaliação por pares

Após avaliação preliminar os textos são encaminhados para dois pareceristas, especialistas no tema abordado pelo autor. No caso de não haver unanimidade de avaliação dos pareceres, um terceiro parecerista, indicado pelo Comitê Editorial, avaliará o artigo. O Comitê Editorial estipula aos pareceristas que avaliem o texto em 30 dias, para que se possa tomar uma decisão e responder ao autor no prazo máximo de três meses após a submissão do trabalho. Nessa fase será garantido o anonimato dos autores e dos pareceristas.

Aceitação

Se os pareceristas forem favoráveis à publicação sem alteração.

Correções obrigatórias

Se os pareceristas forem favoráveis à publicação com apontamento de correções obrigatórias, os textos serão reenviados aos autores para a realização das alterações com prazo de 15 dias e, então, reencaminhados aos pareceristas para constatar se as sugestões foram acatadas. Os pareceristas terão o prazo de 7 dias para esta verificação e aceite do manuscrito.

Submeter novamente para avaliação

Se os pareceristas forem contrários à publicação, mas indicam uma reestruturação para uma possível avaliação a partir de nova submisssão e novo processo avaliativo.

Submeter a outra revista

Se os pareceristas observarem que o manuscrito não se enquadras nas áreas às quais a revista está vinculada.

Rejeição

A rejeição pode ocorrer na avaliação inicial, na avaliação feita por pares, ou após a revisão e reenvio do trabalho.