Edições anteriores

  • Extensão Tecnológica, do Instituto Federal Catarinense.  Sobre fundo é claro, foto de duas pessoas sentadas à mesa. À esquerda, uma mulher de cabelos castanho,  abaixo dos ombros, presos parcialmente em um coque desalinhado. Veste blusa verde com mangas longas e gola alta. Usa óculos de grau com armação fina. Segura um copo com a mão direita e olha para uma tela que está sobre a mesa. À direita, um homem de cabelos ondulados e volumosos com as pontas rosa na altura do pescoço.  Veste camiseta preta sob casaco bege. Ele usa óculos de grau com armação fina e está olhando para a tela.  Ambos sorriem discretamente.  Na parte inferior, sobre fundo ocre, em letras marrons, lê-se Número 17 - jan-jun2022 | e-ISSN:2674-9319 | Blumenau 2022.

    Edição 17
    v. 9 n. 17 (2022)

    É com imenso prazer que disponibilizamos mais uma edição da Revista Extensão Tecnológica. Este número (vol. 9, n. 17) conta com 5 artigos e 10 relatos de experiência e traz assuntos que transitam entre as diversas áreas da extensão, com destaque para as atividades que envolvem o uso das tecnologias digitais, utilizadas na mediação das ações extensionistas. Abrimos o ano de 2022 com uma mudança na organização da publicação quanto à classificação e distribuição das áreas temáticas da extensão. A partir deste número, a indicação das áreas será disponibilizada apenas na aba Categorias, no site da revista. Como grande parte dos artigos e relatos de experiência podem ser relacionados a mais de uma área temática, optamos por este modo de apresentação para favorecer a inclusão em mais de uma área e facilitar a consulta no sistema OJS.

  • As ações de extensão durante a pandemia e o uso das mídias digitais
    v. 8 n. 16 (2021)

    A presente edição, cujo título é As ações de Extensão durante a pandemia e o uso das mídias digitais, traz como tema central a utilização dos recursos provenientes da tecnologia para superar o distanciamento obrigatório, medida esta capaz de conter a disseminação do vírus. Embora o conteúdo de todos os trabalhos esteja relacionado às ferramentas utilizadas e ao planejamento estabelecido no contexto da Extensão em tempos de circunstâncias atípicas, sobressaem-se e ficam evidentes a importância e o papel das relações que se estabelecem entre os envolvidos nas mais variadas atividades propostas. Falar sobre as mídias digitais é apenas falar de estratégias, porque, ao final, nas ações extensionistas, é sempre do vínculo e das pessoas que se trata.

  • Edição 15
    v. 8 n. 15 (2021)

    A Extensão é o elo que liga os conhecimentos produzidos nas instituições de ensino aos saberes do cotidiano das práticas em comunidade. É a partir desse diálogo que são mobilizadas ações cooperativas capazes de intervir na realidade imediata de todos os envolvidos, contribuindo para o processo necessário de redução das desigualdades sociais. Este número, que dá início às publicações do periódico no ano de 2021, é resultado desse movimento coletivo, marcado pela dedicação e pelo afeto daqueles que se propõem aos diálogos produtivos nos diferentes contextos.

  • Edição 14
    v. 7 n. 14 (2020)

     

    Para encerrar o ano de 2020, apresentamos a edição nº 14 da Revista Extensão Tecnológica. Os artigos e relatos de experiência desta edição abrangem as seguintes temáticas da Extensão: Educação, Saúde, Trabalho e Direitos Humanos e Justiça. Educação e Saúde lideram o número de publicações e sinalizam para a relevância dos temas junto à comunidade envolvida nas ações de Extensão, no âmbito das instituições de ensino e do seu entorno. Acompanhe conosco essas experiências compartilhadas por extensionistas de várias regiões do país.

    Boa leitura!

     

  • Edição 13
    v. 7 n. 13 (2020)

    Revista Extensão Tecnológica: v. 7, n. 13 (2020)

  • Extensão Tecnológica
    n. 12 (2020)

    O Instituto Federal Catarinense lança mais um número da Revista Extensão Tecnológica, disponibilizando à nossa comunidade. Assim reafirmamos o compromisso da divulgação de ações extensionistas, sejam elas realizadas no âmbito do IFC quanto em outras instituições.

    Este número tem um simbolismo especial pelo fato de coincidir com o final da Gestão 2016-2019. Gestão a qual teve como premissa o apoio e incentivo às ações de extensão em nossa instituição. Ações que estavam ligadas aos arranjos produtivos, culturais, e sociais locais, contemplando inúmeras áreas do saber e da extensão, traduzindo nossa capilaridade em Santa Catarina e diversidade de motivos e razões para se “fazer extensão”.

    Falando em “fazer extensão”, isso é algo que está no dia a dia do IFC. A final, tudo aquilo que aprendemos, criamos, produzimos, desenvolvemos, inovamos, etc, deve atender ou resolver um problema na comunidade onde estamos inseridos. Neste número resumimos um pouco do que as atividades de extensão são capazes de transformar na vida das pessoas.

    Quando falamos em transformar vidas, devemos sempre observar a participação dos estudantes nos projetos e/ou ações extensionistas. Seja este estudante bolsista ou voluntário, podemos perceber o impacto que o desenvolvimento destas atividades faz em seu processo educativo. Tenho certeza, que ao realizar as ações, todos saem um pouco mais cidadãos.

    Enfim, esta é uma função do “fazer extensão”, tocar a vida de quem faz e de quem recebe. Assim, esta Revista traz um pouco destes momentos que agora queremos compartilhar com vocês.

    Boa Leitura!

     

     

  • n. 11 (2019)

    Resultado da vontade de dar visibilidade e reafirmar a importância das ações de extensão junto à comunidade, esta é a primeira edição da Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense publicada na plataforma digital. Os oito artigos que inauguram este número apresentam parte das inúmeras possibilidades deatuação dos projetos de Extensão que envolvem docentes, alunos e comunidade, estabelecendo uma rica uma relação de troca de saberes. Nesta edição, estão representadas quatro das oito áreas temáticas que fazem parte da Extensão Universitária e Tecnológica, a saber: Educação; Meio Ambiente; Saúde e Tecnologia; e Produção.

    Boa Leitura!

  • n. 10 (2018)

    Não houve publicação deste número.

  • n. 9 (2018)

    Não houve publicação deste número.

  • n. 8 (2017)

    Não houve publicação deste número.

  • n. 7 (2017)

    Não houve publicação deste número.

  • n. 6 (2016)

    Não houve publicação deste número.

  • n. 5 (2016)

    Não houve publicação deste número.

  • n. 4 (2015)

    Não houve publicação deste número.

  • n. 3 (2015)

    Este terceiro número da revista Extensão Tecnológica reúne um conjunto de textos que refletem acerca de algumas experiências de extensão realizadas no âmbito do Instituto Federal Catarinense (IFC). Os artigos discutem programas, projetos, cursos de formação inicial e continuada e eventos realizados nos campi do IFC, em todo o estado de Santa Catarina, principalmente no ano de 2014. 

     

  • n. 2 (2014)

    Este volume reúne um conjunto de textos que refletem acerca de algumas experiências de extensão realizadas no âmbito do Instituto Federal Catarinense (IFC). Os artigos discutem programas, projetos, cursos de formação inicial e continuada e eventos realizados nos campi do IFC, em todo o estado de Santa Catarina, nos anos de 2012 e 2013. Aproveitem a leitura!

  • n. 1 (2014)

    Este volume reúne um conjunto de textos que refletem acerca de algumas experiências de extensão realizadas no âmbito do Instituto Federal Catarinense (IFC). Os artigos discutem programas, projetos, cursos de formação inicial e continuada e eventos realizados nos campi do IFC, em todo o estado de Santa Catarina, nos anos de 2012 e 2013.