Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt;">A<strong> Extensão Tecnológica </strong><a href="https://www.instagram.com/extensaotecnologica/">@extensaotecnologica</a> é uma publicação semestral do Instituto Federal Catarinense e tem por objetivo possibilitar o intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de ações de extensão desenvolvidas pelo Instituto, bem como por outras instituições de educação.</p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt;">A revista tem publicação semestral e, desde o início, esteve vinculada diretamente à Pró-Reitoria de Extensão do IFC. O primeiro número impresso foi lançado em junho de 2014 (ISSN 2358-2499) com edição até o Número 3, Ano 2, de junho de 2015. Após um período sem publicações, a <em>Revista Extensão Tecnológica</em> passou por readequações e foi transposta para a plataforma digital Open Journal Systems – OJS, com o lançamento do Número 11, em abril de 2019. A versão online recebeu o ISSNe 2674-9319. Os primeiros números da versão impressa também foram incluídos no OJS e podem ser acessados na aba <a href="http://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/issue/archive">Arquivos</a>.</p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt;">A revista está recebendo artigos em fluxo contínuo. A submissão de textos pelo sistema online de avaliação é gratuita e não gera nenhum tipo de taxa de processamento ou publicação. Todos os artigos são avaliados com base no sistema de revisão por pares, e, para submeterem seus textos, os autores devem realizar a leitura das instruções que constam na página da Revista, em <a href="http://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/about/submissions">Diretrizes para Autores</a>.</p> pt-BR <p><a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/">Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional</a>. 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Esse conjunto de reflexões é realizado tomando como base o conceito de extensão tecnológica, conforme definido na legislação que rege as atividades dos institutos federais.</p> Michel Goulart da Silva Copyright (c) 2025 Michel Goulart da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/6627 Mon, 28 Apr 2025 00:00:00 +0000 A performance na extensão https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/6663 <p class="Resumoartigo" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">Este texto relata o projeto de extensão <em>Corpoarte</em>, desenvolvido no Instituto Federal Catarinense – Campus Luzerna, e discute sobre como a prática da performance, promovida pelo projeto, reverbera a educação democrática. Para tanto, são utilizados registros produzidos durante o desenvolvimento do projeto, como roteiros de performances, fotografias, vídeos, bem como textos sobre o projeto produzidos na forma de relatórios (parcial e final) e resumos<a name="_Hlk196926716"></a>. O material é discutido frente a perspectiva que se nomeou de educação na democracia. A discussão aponta que a exploração da a/r/tografia, enquanto metodologia e prática que investiga o mundo por meio do fazer artístico, e a performance, enquanto linguagem artística, exploradas no projeto <em>Corpoarte</em>, se complementam para fazer reverberar, na extensão, práticas em arte promotoras de formas de socialização e modos de subjetivação menos hierárquicos, contribuindo para uma educação (mais) democrática.</span></p> Charles Immianovsky Copyright (c) 2025 Charles Immianovsky https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/6663 Tue, 09 Sep 2025 00:00:00 +0000 Festival Tristes, Loucas e Más https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/6664 <p>O presente trabalho possui como escopo apresentar um relato de experiência do festival “Tristes, Loucas e Más”, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito das Mulheres (NUPEDIM), da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento foi realizado em parceria com discentes da turma 2024.2 da disciplina Extensão Curricular IX, ministrada pela Coordenadora do NUPEDIM para estudantes do curso de Direito da UFF, em Macaé (RJ). Durante o evento foram desenvolvidas atividades com enfoque artístico-pedagógico, tais como: (a) oficina mulheres, arte e resistência; (b) oficina reescrita feminista de contos de fadas; (c) roda de conversa com a participação da Comissão OAB Mulher (Macaé); (d) exposição visual sobre o tema e (e) sarau. O festival conseguiu alcançar os seus objetivos, promovendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, aproximando a universidade e a comunidade e permitindo a construção coletiva de saberes. Ademais, o evento foi capaz de aliar arte, educação e reflexão crítica acerca dos direitos das mulheres, atuando de forma interdisciplinar.</p> Fernanda Andrade Almeida, Laís Naomi Sardelli Samezima , Laura Lígia Lara Vieira , Luiza Victoria Silva de Oliveira , Maria Luísa da Silva Andrade , Mariana Pascoal Guarilha Copyright (c) 2025 Fernanda Andrade Almeida, Laís Naomi Sardelli Samezima , Laura Lígia Lara Vieira , Luiza Victoria Silva de Oliveira , Maria Luísa da Silva Andrade , Mariana Pascoal Guarilha https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/6664 Tue, 11 Nov 2025 00:00:00 +0000 Horta como estratégia terapêutica para pacientes do Centro de Atenção Psicossocial https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/6223 <p>Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) objetivam substituir o sistema manicomial, sendo locais destinados a pessoas que necessitam de cuidados com a saúde mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de drogas. A horticultura é considerada uma prática que traz diversos benefícios aos pacientes, pois possibilita contato com a natureza. Antes de iniciar a terapia ocupacional são fornecidas diversas orientações de adubação orgânica, controle natural de pragas e doenças e manejo de hortaliças e plantas medicinais em diferentes épocas do ano. Em seguida, os pacientes são direcionados até a horta localizada na área externa do CAPS para realização das atividades de manejo da horta. O projeto apresenta excelentes resultados observados pela participação de todos os pacientes e pela satisfação no recebimento de hortaliças e plantas medicinais, estes fatos levaram a Prefeitura Municipal junto com a Direção do CAPS aumentar o espaço da horta em mais de 10 vezes. O projeto gerou publicações no site da prefeitura e redes sociais, vídeos, obteve premiações nos eventos de extensão do Instituto Federal Catarinense (IFC). As atividades desenvolvidas na horta, proporcionam aos pacientes muitos benefícios através do contato direto com a natureza, favorecendo o bem-estar físico e emocional e mental. A horta terapêutica é uma atividade auxiliar no tratamento dos pacientes, é uma parceria entre o Instituto Federal Catarinense campus Videira - SC e o CAPS de Videira, este projeto vem sendo desenvolvido desde 2017, possuindo uma ótima aceitação e participação dos pacientes nas atividades hortícolas realizadas.</p> Gilson Ribeiro Nachtigall, Bárbara Reginato Copyright (c) 2025 Gilson Ribeiro Nachtigall, Bárbara Reginato https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/6223 Fri, 19 Sep 2025 00:00:00 +0000 Do campo ao laboratório, do laboratório ao campo https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5502 <p>O presente trabalho configura-se como um compilado dos aprendizados e questionamentos oriundos do desenvolvimento de um projeto de extensão inovador para o Bacharelado em Engenharia da Computação do <em>campus </em>Bom Jesus do Itabapoana do Instituto Federal Fluminense (IFF-BJI). Para além de um relato da experiência, nossa proposta é discutir a trajetória teórica que orientou seu desenvolvimento, a qual se entrelaça com conceitos fundamentais como território e cooperação. Ao contrário do que ocorreu com a maioria dos cursos superiores do país que tiveram que adaptar seus projetos pedagógicos para a curricularização da extensão, nosso curso de Engenharia é relativamente recente e já foi concebido nessa nova perspectiva. Assim nasce o Relato e Rotas, com o objetivo transdisciplinar de relacionar Educação Patrimonial e tecnologias digitais. A ideia contava com o suporte e experiência de outro <em>campus </em>do IFF, Quissamã. Da alteridade entre os dois territórios e da construção coletiva, foi possível desenvolver uma metodologia inovadora do ponto vista pedagógico em um curso de Bacharelado em Engenharia de Computação, pois rompeu com o modelo extensionista tradicional e transformou o espaço pedagógico, estabelecendo que o ambiente laboratorial não é o único espaço de aprendizagem de um curso de tecnologia. Dessa forma, professores e estudantes ampliaram as suas vivências, materializando um verdadeiro contraponto ao processo tradicional de formação de profissionais de engenharia e exemplificando o potencial transformador da extensão.</p> Rogério Ribeiro Fernandes, Fabrício Barros Gonçalves, Ana Cecilia Soja, Anderson de Souza Lima, Eduardo Moreira Copyright (c) 2025 Rogério Ribeiro Fernandes, Fabrício Barros Gonçalves, Ana Cecilia Soja, Anderson de Souza Lima, Eduardo Moreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5502 Fri, 19 Sep 2025 00:00:00 +0000 Associativismo rural e comercialização coletiva da agricultura familiar https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5492 <p>Este trabalho tem como objetivo realizar um relato sobre a importância do associativismo rural para a comercialização coletiva na agricultura familiar, a partir dos acompanhamentos realizados por um residente pós-graduando em ciências agrárias, na Associação dos Remanescentes de Quilombos Vila Guaxinim (ARQUIVIG), localizada no município de Cruz das Almas, no território do Recôncavo no estado da Bahia. Portanto, será contextualizada a importância da realização da feira na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para a renda das agricultoras associadas da comunidade, já que esta é a principal fonte de escoamento dos produtos colhidos nas propriedades das associadas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória baseada em estudo de caso, que utilizou a aplicação de um questionário semiestruturado, para avaliações das atividades. Além disto, foram realizados acompanhamento quinzenal às agricultoras na feira e nas produções <em>in loco</em> nas propriedades. Neste sentido, foi possível através das informações relatadas neste trabalho compreender o papel de uma associação comunitária inserida no meio rural, para o desenvolvimento da agricultura familiar, principalmente no que se refere a comercialização dos produtos cultivados, nos estabelecimentos familiares de seus associados.</p> Vinicius de Jesus Ferreira, Leticia Andrea Chechi Andrea Chechi , Ludmila Meira , Tatiana Cristina da Rocha , Silvana Pedreira Dias Silva , Mirian Feliciano de Barros , Rafaela Simão Abrahão Nóbrega Copyright (c) 2025 VINICIUS DE JESUS FERREIRA, Leticia Andrea Chechi Andrea Chechi , Ludmila Meira , Tatiana Cristina da Rocha , Silvana Pedreira Dias Silva , Mirian Feliciano de Barros , Rafaela Simão Abrahão Nóbrega https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5492 Tue, 09 Sep 2025 00:00:00 +0000 Produção de mudas de espécies florestais e frutíferas nativas para preservação ambiental do bioma da Mata Atlântica https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/4953 <p>O bioma da Mata Atlântica apresenta grande diversidade biológica. Com o objetivo de conservação e recuperação foi implantado um programa de recomposição ambiental desenvolvido pelo IFC – Campus Santa Rosa do Sul/SC, em parceria com o SICOOB Credija, a partir da identificação e caracterização das espécies e das épocas de floração e frutificação visando o resgate, a produção de mudas, a doação das mesmas e a consequente divulgação de espécies florestais e frutíferas nativas para comunidades rurais do Litoral Sul de Santa Catarina. Os frutos e sementes das espécies florestais e frutíferas nativas foram coletados especificamente nas matas nativas e da coleção de espécies do referido Campus. A propagação foi realizada em casa de vegetação do setor de Silvicultura do IFC - Campus Santa Rosa do Sul. Entre os anos de 2019 e 2023, a partir da formalização de termo de doação, estas mudas foram doadas às comunidades locais, rurais, escolas e órgãos públicos sem fins lucrativos, com objetivos didáticos, de promoção da educação ambiental e de preservação do ambiente, como de recuperação de áreas degradadas e de restauração de nascentes de águas e de matas ciliares de rios e de córregos. Ao total foram produzidas 22.089 mudas de espécies florestais e frutíferas nativas, constituídas de 100 espécies e pertencentes a 29 famílias botânicas, nativas da Mata Atlântica. Resultados prévios mostram a importância e a capacidade destas espécies para recomposição ambiental do bioma Mata Atlântica.</p> Ivar Antonio Sartori, Nestor Valtir Panzenhagen, Moisés Moro Duarte, Jair Goularte Mateus, Cassiano Carlos Lopes Copyright (c) 2025 Ivar Antonio Sartori, Nestor Valtir Panzenhagen, Moisés Moro Duarte, Jair Goularte Mateus, Cassiano Carlos Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/4953 Tue, 09 Sep 2025 00:00:00 +0000 Deficiências, normatividade e representações sociais https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5474 <p>Compartilhamos, neste artigo, a experiência, do planejamento à execução, que materializa o curso de extensão “Deficiências, Normatividade e Representações Sociais”, realizado pelo Instituto Federal “filiação institucional”, em parceria com o “filiação institucional”. Tal ação de extensão é ponto de partida para problematizarmos a formação continuada para a inclusão em educação a partir de interlocuções entre comunidades interna e externa ao ambiente acadêmico. Ações de extensão têm sido bastante utilizadas para propiciar um ambiente de compartilhamento de saberes e troca de experiências, pautado pelo acolhimento e valorização das diferenças e, consequentemente, torna-se indispensável analisá-las enquanto ferramenta metodológica e, com isto, favorecer que possam ser replicadas.</p> Matheus Guimarães Abrahão Rocha, Érica Cindra de Lima, Adriana Luna Leitão, Jacqueline de Souza Gomes, Augusta Zana Copyright (c) 2025 Matheus Guimarães Abrahão Rocha , Érica Cindra de Lima, Adriana Luna Leitão, Jacqueline de Souza Gomes , Augusta Zana https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5474 Mon, 14 Apr 2025 00:00:00 +0000 Expediente https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/6814 Revista Extensão Tecnológica Copyright (c) 2025 Revista Extensão Tecnológica https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/6814 Tue, 11 Nov 2025 00:00:00 +0000 Editorial https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/6813 Revista Extensão Tecnológica Copyright (c) 2025 Revista Extensão Tecnológica https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/6813 Tue, 11 Nov 2025 00:00:00 +0000 Grupo de Estudos em Fruticultura e Vitivinicultura do IFSC- Campus Canoinhas https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5605 <p>O Instituto Federal de Santa Catarina - <em>Campus</em> Canoinhas, está inserido numa região em que a agricultura possui importante participação na economia e geração de renda. A região do Planalto Norte Catarinense pode ser considerada emergente na produção fruticultura e vitivinicultura no estado de Santa Catarina, sendo necessário a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão, que busquem contribuir com o desenvolvimento e consolidação dessa região na produção de frutas de clima temperado. Esse trabalho tem como objetivo relatar ações de extensão realizado na região do Planalto Norte Catarinense, relacionado ao Grupo de Estudos em Fruticultura Vitivinicultura do IFSC - <em>Campus</em> Canoinhas. Destaca-se a realização de encontros com estudantes para discussão de assuntos relacionados a Fruticultura e Viticultura; escrita e submissão de resumos em eventos, publicação de artigos, execução de projetos de pesquisa e extensão, implantação de experimentos, participação em eventos técnicos, palestras ministradas em eventos técnicos, gravação de vídeos e escrita de breves textos para publicação no Instagram do Grupo de Fruticultura (@fruticulturacan). O presente projeto de extensão vem sendo realizado semestralmente pelo IFSC - <em>Campus</em> Canoinhas, e verifica-se grande impacto para a região do Planalto Norte Catarinense, incentivando e estimulando a Fruticultura e Viticultura. Além disso, é uma oportunidade de grande relevância para a formação dos estudantes de Agronomia, que se aproximam do setor produtivo, além de aproximar os participantes de atividades vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão.</p> Kelly Eduarda Demetrio, Sandriele Karvat, Bruno Skraba Junior, Pedro Augusto Kredens Fladzinski, Caroline de Souza Wisniewski, Júlia Aime Dybas, Douglas André Würz Copyright (c) 2025 Kelly Eduarda Demetrio, Sandriele Karvat, Bruno Skraba Junior, Pedro Augusto Kredens Fladzinski, Caroline de Souza Wisniewski, Júlia Aime Dybas, Douglas André Würz https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5605 Tue, 09 Sep 2025 00:00:00 +0000 Oficina linguística para educadores https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5045 <p>Este texto é um relato de experiência (Goes <em>et al.</em>, 2012; Mussi; Flores; Almeida, 2021) que traz o desenvolvimento de um projeto de pesquisa e de uma ação de ensino sobre estratégias para &nbsp;a compreensão leitora realizados em 2023 no Instituto Federal Catarinense (IFC) <em>Campus </em>Ibirama, na cidade de Ibirama, Santa Catarina, Brasil. Neste relato há a descrição do projeto, bem como de seus materiais e métodos, além da preparação da ação de ensino na forma de uma oficina, com análise dos dados levantados. Como resultados, o projeto e a oficina foram realizados de forma positiva, melhorando e aumentando o uso de estratégias por parte dos participantes.</p> Chris Royes Schardosim, Leticia Michels, Iago Geovanny Vieira Copyright (c) 2025 Chris Royes Schardosim https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5045 Mon, 14 Apr 2025 00:00:00 +0000 Ações de atenção e escuta para pessoas migrantes surdas em Roraima https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5666 <p>Este trabalho apresenta uma das iniciativas do Programa Interinstitucional de Extensão e Pesquisa de Apoio a Migrantes e Refugiados Surdos (MiSordo), vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará e à Universidade Federal de Roraima. A ação, intitulada Jornada de Atenção e Escuta para Surdos, tem desempenhado um papel crucial no acolhimento de pessoas surdas migrantes em Roraima. O objetivo principal da ação é acolher surdos recém-chegados ao país em sua língua materna, compreender suas necessidades e buscar meios de facilitar sua inclusão na comunidade local, além de apoiar e mediar problemas decorrentes das barreiras linguísticas no acesso a serviços básicos de saúde, educação e justiça. Como metodologia, o estudo descreve as jornadas, destacando o reconhecimento das línguas de sinais nativas desses indivíduos e a tradução e interpretação como direitos humanos fundamentais, sustentados na perspectiva teórica das Políticas Linguísticas para o multilinguismo. Além disso, o estudo reflete sobre a contribuição da extensão universitária à comunidade surda, enfatizando a visão desses indivíduos como sujeitos de direitos e defendendo uma mudança de perspectiva que valorize a diversidade</p> Thaisy Bentes de Spuza, Monique de Souza Lima, Daiane Pinheiro, Camila Soncini Nogueira, João Marcelino Batista dos Santos, Débora Rocha de Abreu, Paulo Jeferson Pilar Araújo Copyright (c) 2025 Thaisy Bentes de Spuza, Monique de Souza Lima, Daiane Pinheiro, Camila Soncini Nogueira, João Marcelino Batista dos Santos, Débora Rocha de Abreu, Paulo Jeferson Pilar Araújo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5666 Thu, 24 Apr 2025 00:00:00 +0000 Meninas em destaque: protagonismo e empoderamento na VIII Semana Feminista do Campus Rio Grande do IFRS https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5510 <p>Este relato de experiência visa compartilhar os resultados da oitava edição da Semana Feminista do campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atividade anual organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) da mesma instituição. Realizado em outubro de 2023 com o tema "Meninas em Destaque: Protagonismo e Empoderamento", o evento objetivou destacar e promover o protagonismo das estudantes envolvidas em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. No contexto dos cursos técnicos dos Institutos Federais, majoritariamente masculinos, as meninas desempenham um papel crucial. Durante o evento, elas puderam compartilhar suas experiências e conhecimentos por meio de dez oficinas abertas a, aproximadamente, 100 estudantes e membros da comunidade interna e externa. O evento superou as expectativas de engajamento, promovendo um ambiente de diálogo e reflexão sobre questões de gênero, empoderamento feminino e conhecimentos específicos durante as atividades realizadas. Dessa forma, verificamos que a VIII Semana Feminista beneficiou não somente as estudantes-ministrantes, como também contribuiu para a construção de um ambiente mais igualitário e diverso. Realizado nos espaços do campus, o evento incentivou a interação e participação de diversos setores da comunidade institucional, consolidando-se como uma importante ferramenta de transformação e empoderamento. A experiência bem-sucedida do evento reafirma a importância da continuidade de investimentos em atividades que promovam a igualdade de gênero e o protagonismo feminino, inspirando novas gerações e fortalecendo a comunidade acadêmica.</p> Lucía Alda, Laura Regina da Silva Rodrigues, Marina Escarrone Primel, Alice Albo Neves Cardoso Copyright (c) 2025 Lucía Alda, Laura Regina da Silva Rodrigues, Marina Escarrone Primel, Alice Albo Neves Cardoso https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5510 Mon, 28 Apr 2025 00:00:00 +0000 Imagens e corpos afrodiaspóricos: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5476 <p>Neste relato, compartilharemos a experiência vivenciada no Projeto de Extensão "Imagens e Corpos Afrodiaspóricos: Território de Lutas e Resistências" (ICA), promovido pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – Campus Belford Roxo em parceria com o Coletivo de Pesquisa Colaborativa em Contextos de Risco – Corisco, grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Comunicação da UFMG. O texto descreve o pensamento que inspira a construção onto-epistêmica do projeto, sua estruturação enquanto ação extensionista, destacando sua metodologia e traz uma síntese das experiências vivenciadas nos encontros. O trabalho destaca a importância da extensão enquanto espaço privilegiado de construção e mobilização do pensamento para fomentar estratégias de autorreparação e autodefinição e pessoas negras e destaca o projeto enquanto tecnologia social que por meio de processos dialógicos e interativos, busca a decolonização do pensamento, a construção de novas imagens acerca de corpos afrodiaspóricos que vivem na Baixada Fluminense e o enfrentamento ao racismo e suas modulações discursivas.</p> Luciana de Oliveira, Karine de Souza Silva, Frederico de Carvalho Copyright (c) 2025 Luciana de Oliveira, Karine de Souza Silva, Frederico de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5476 Wed, 23 Apr 2025 00:00:00 +0000