https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/issue/feed Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense 2025-04-14T18:09:32+00:00 Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense revista.extensao@ifc.edu.br Open Journal Systems <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt;">A<strong> Extensão Tecnológica </strong><a href="https://www.instagram.com/extensaotecnologica/">@extensaotecnologica</a> é uma publicação semestral do Instituto Federal Catarinense e tem por objetivo possibilitar o intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de ações de extensão desenvolvidas pelo Instituto, bem como por outras instituições de educação.</p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt;">A revista tem publicação semestral e, desde o início, esteve vinculada diretamente à Pró-Reitoria de Extensão do IFC. O primeiro número impresso foi lançado em junho de 2014 (ISSN 2358-2499) com edição até o Número 3, Ano 2, de junho de 2015. Após um período sem publicações, a <em>Revista Extensão Tecnológica</em> passou por readequações e foi transposta para a plataforma digital Open Journal Systems – OJS, com o lançamento do Número 11, em abril de 2019. A versão online recebeu o ISSNe 2674-9319. Os primeiros números da versão impressa também foram incluídos no OJS e podem ser acessados na aba <a href="http://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/issue/archive">Arquivos</a>.</p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt;">A revista está recebendo artigos em fluxo contínuo. A submissão de textos pelo sistema online de avaliação é gratuita e não gera nenhum tipo de taxa de processamento ou publicação. Todos os artigos são avaliados com base no sistema de revisão por pares, e, para submeterem seus textos, os autores devem realizar a leitura das instruções que constam na página da Revista, em <a href="http://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/about/submissions">Diretrizes para Autores</a>.</p> https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5045 Oficina linguística para educadores 2025-04-14T18:09:32+00:00 Chris Royes Schardosim chris.schardosim@ifc.edu.br Leticia Michels leticiamichels.260107@gmail.com Iago Geovanny Vieira s2.iagogeovanny.s2@gmail.com <p>Este texto é um relato de experiência (Goes <em>et al.</em>, 2012; Mussi; Flores; Almeida, 2021) que traz o desenvolvimento de um projeto de pesquisa e de uma ação de ensino sobre estratégias para &nbsp;a compreensão leitora realizados em 2023 no Instituto Federal Catarinense (IFC) <em>Campus </em>Ibirama, na cidade de Ibirama, Santa Catarina, Brasil. Neste relato há a descrição do projeto, bem como de seus materiais e métodos, além da preparação da ação de ensino na forma de uma oficina, com análise dos dados levantados. Como resultados, o projeto e a oficina foram realizados de forma positiva, melhorando e aumentando o uso de estratégias por parte dos participantes.</p> 2025-04-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Chris Royes Schardosim https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5474 Deficiências, normatividade e representações sociais 2025-04-14T18:09:17+00:00 Matheus Guimarães Abrahão Rocha matheus.abrahao@ifrj.edu.br Érica Cindra de Lima ericacindra@gmail.com Adriana Luna Leitão adrianaluna@sarah.br Jacqueline de Souza Gomes jsgomes@id.uff.br Augusta Zana augustazana@gmail.com <p>Compartilhamos, neste artigo, a experiência, do planejamento à execução, que materializa o curso de extensão “Deficiências, Normatividade e Representações Sociais”, realizado pelo Instituto Federal “filiação institucional”, em parceria com o “filiação institucional”. Tal ação de extensão é ponto de partida para problematizarmos a formação continuada para a inclusão em educação a partir de interlocuções entre comunidades interna e externa ao ambiente acadêmico. Ações de extensão têm sido bastante utilizadas para propiciar um ambiente de compartilhamento de saberes e troca de experiências, pautado pelo acolhimento e valorização das diferenças e, consequentemente, torna-se indispensável analisá-las enquanto ferramenta metodológica e, com isto, favorecer que possam ser replicadas.</p> 2025-04-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Matheus Guimarães Abrahão Rocha , Érica Cindra de Lima, Adriana Luna Leitão, Jacqueline de Souza Gomes , Augusta Zana