AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL ELABORADOS NOS SETORES PRODUTIVOS DO CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS – CCTA - DO IF CATARINENSE – CAMPUS CONCÓRDIA
Resumo
Os setores de processamento de carnes e laticínios do Centro de Ciência e Tecnologia de Alimentos – CCTA, do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia são responsáveis pela produção mensal média de 320 kg de queijo minas padrão e de 180 kg de salame, dentre outros produtos. Tais produtos são destinados essencialmente ao refeitório da Instituição, que serve uma média de 22.000 refeições mensais. Nestas refeições, o salame e o queijo são destinados principalmente ao café da manhã e janta dos alunos em regime de internato.
Downloads
Referências
ANDRADE, N.J. Higiene na Indústria de Alimentos. Avaliação e Controle da adesão e formação de biofilmes bacterianos. São Paulo: Ed. Varela, 2008.
BRASIL. Instrução Normativa nº 62, de 26 de agosto de 2003. Métodos Analíticos Oficiais para Análise Microbiológicas para Controle de Produtos de Origem Animal e Água. Diário Oficial da União, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Brasília, DF, 18 set. 2003, Seção 1, p. 14.
BRASIL. Resolução RDC nº12 de 02 de janeiro de 2001. Aprova o regulamento técnico princípios gerais para estabelecimento de critérios e padrões microbiológicos para alimentos e seus anexos I, II e III. Diário Oficial. Brasília, janeiro de 2001.
FRANCO, B.D.G.; LANDGRAF, M. Microbiologia dos alimentos. São Paulo : Ed. Atheneu, 2006.
PELCZAR, M.J.; CHAN, E.C.S.; KRIEG, N.R. Microbiologia – Conceitos e Aplicações. V. 2. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 1997.
RUNYORO, D. et al. Chemical composition and antimicrobial activity of the essential oils of four Ocimum species growing in Tanzania. Food Chemistry, v. 119, p. 311-316, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.