AMIGOS DO MEIO AMBIENTE: EDUCAÇÃO PARA A VIDA, RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Michele Catherin Arend Instituto Federal Catarinense

Resumo

O uso e o descarte do óleo de cozinha são ações presentes na rotina das atividades domésticas e dos restaurantes. É comum também em muitas residências e estabelecimentos comerciais, que o óleo utilizado no preparo de alimentos, seja descartado diretamente na rede de esgoto, isso ocorre pelo fato de as pessoas desconhecerem ou ignorarem os malefícios desta ação. Frente a esta constatação, é importante salientar, que quando descartado incorretamente, o óleo é prejudicial à qualidade da água, do ar, à sobrevivência de seres humanos, dos vegetais e dos animais. Vamos lembrar algum dos malefícios: 1. Se o sistema de tratamento de esgoto não for adequado, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e mares, contaminando a água e prejudicando muitas espécies que ali vivem. 2. De outro modo, quando o óleo é retido nos encanamentos, provoca a obstrução das tubulações. 3. Em contato com o solo, os resíduos do óleo criam uma camada impermeabilizante, que compromete a absorção das chuvas e contribui para os alagamentos. 4. No que diz respeito, ao processo de decomposição do óleo, ocorre ainda a liberação do gás metano que agrava o efeito estufa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECK, U. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora Universidade Paulista, 1997.

BICUDO, Marcelo Briza; HELENE, Maria Elisa Marcondes. Sociedades sustentáveis. São Paulo: Scipione, 1994. p. 44-46.

BRASIL. ÓRGÃO GESTOR DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Juventude, cidadania e meio ambiente: subsídios para elaboração de políticas públicas. Brasília: Unesco, 2006.

CATALÃO, Vera Lessa; RODRIGUES, Maria do Socorro, org. Água como matriz ecopedagógica. Brasília: Edição do Autor, 2006.

GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

MINC, Carlos. Ecologia e cidadania. São Paulo: Moderna, 1997 (Coleção Polêmica).

Downloads

Publicado

10-12-2014

Como Citar

AREND, M. C. AMIGOS DO MEIO AMBIENTE: EDUCAÇÃO PARA A VIDA, RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, n. 2, p. 31–36, 2014. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/68. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos