DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À EXTENSÃO TECNOLÓGICA: OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE

Autores

  • Michel Goularte da Silva Instituto Federal Catarinense
  • Silvia Regina Ackermann Instituto Federal Catarinense

Resumo

A criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede de EPCT) e dos
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, doravante denominados Institutos Federais, colocou
em debate muitas questões que perpassam aspectos legais, administrativos, pedagógicos e operacionais
dessas instituições, dentre as quais está a construção de uma identidade para a extensão na
Educação profissional. Cabe lembrar que, embora as atividades de pesquisa e extensão já ocorressem na
maior parte dos antigos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), apenas com a promulgação
da Lei n° 11.892/08 ficou estabelecida a obrigatoriedade da articulação entre ensino, pesquisa e extensão
de forma indissociável na educação profissional

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Como Citar

GOULARTE DA SILVA, M.; ACKERMANN, S. R. DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À EXTENSÃO TECNOLÓGICA: OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, n. 2, p. 9–18, 2019. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/64. Acesso em: 14 nov. 2025.

Edição

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Artigos