História musical: marketing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v11i22.5512

Palavras-chave:

Educação, Música, Economia, Propaganda, jingles

Resumo

Esta pesqusia  desenvolveu canções e jingles baseados em pesquisas com clientes para aprimorar a divulgação de produtos. O objetivo principal é utilizar a música como ferramenta de marketing, com objetivos específicos de apresentar produtos de confecção por meio de música/jingle, compreender as demandas dos consumidores e contribuir para o setor de marketing privado. A música, reconhecida como um poderoso instrumento de expressão, tem exercido influências significativas sobre culturas e provocado importantes mudanças ao longo da história. A pesquisa é qualitativa e busca entender as preferências dos clientes da empresa surf.com para a criação de jingles promocionais. O roteiro das propagandas inclui a apresentação da marca em diversos ambientes e situações cotidianas. A música é reconhecida como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, tornando o ambiente de aprendizagem mais agradável. Esta pesquisa explora essa realidade por meio de uma abordagem básica, compreendendo os gostos e expectativas das pessoas em relação ao uso da música como ferramenta educacional. Conclui-se que, quando utilizada de forma estratégica, a música pode contribuir para o sucesso das campanhas de marketing, servindo não apenas como ferramenta de divulgação de produtos, mas também como um meio de fortalecer a relação entre a marca e seus consumidores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Sartori, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em HISTÓRIA (2000), com pós graduação em História de Santa Catarina, MESTRADO em Educação (2005) e DOUTORADO em Turismo e Hotelaria (2020), todos pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atualmente é professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia Catarinense - Campus Avançado Sombrio. Possui registro profissional como Historiador, obtido em 2021. Tem experiência na área de História, Educação e Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história, educação de jovens e adultos, educação, identidade, nacionalização, currículo, turismo, turismo religioso, território turístico, governança, cicloturismo e interfaces entre turismo e ciclismo

Referências

AAKER, ET AL (2001) “Marketing Research” (7th Ed.), New York: John Wiley & Sons, Inc

AMARAL; Sergio Tibiriça; PEREIRA, Maria do Carmo Marcondes. Música pela música: a lei 11.769/08 e a educação musical no Brasil. In: ETIC -ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 6, p.1-7, São Paulo, 2010

BEINEKE, V. Processos intersubjetivos na composição musical de crianças: um estudo sobre a aprendizagem criativa. Tese (Doutorado em Música) –Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/17775>. Acesso em: 10 abr. 2024

KONDER, Leandro. Estética e política cultural. In: ANTUNES, Ricardo; RÊGO, Walquíria L.

Lukács: um Galileu no século XX. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 1996, p. 27-33

NASSER, Najat.O Ethos na Música Grega. Boletim do CPA, Campinas, nº 4, jul. /dez. 1997.

NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. Campinas: Papirus Editora, 2005.

PAHLEN, K. Nova História universal da música. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1995. 382p

REIS, José Carlos. História e teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In: ______. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. p. 31-79

Swanwick, Keith. Music Education and the National Curriculum, London: Institute of Education, 199

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

FELIPE, G.; SARTORI, A.; FERRAZ DOS SANTOS, D.; ORIGE LUZIETTI, L.; ALEXANDRE RODRIGUES DA SILVA, V.; FERRO, C. L. D.; PEREIRA, P. K. História musical: marketing. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 11, n. 22, p. 86–106, 2024. DOI: 10.21166/rext.v11i22.5512. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/5512. Acesso em: 14 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)