Fábrica de Tecnologias (FABTEC)
um espaço para desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão
DOI:
https://doi.org/10.21166/rext.v10i19.3258Palavras-chave:
Fábrica, Tecnologias, ProjetoResumo
Para aprimorar o desempenho acadêmico e permitir a realização de projetos de pesquisa, ensino e extensão, foi criada a Fábrica de Tecnologias (FabTec). Trata-se de um laboratório para o desenvolvimento de ideias, projetos e parcerias, voltado ao desenvolvimento de software e hardware para solucionar demandas do meio acadêmico e da comunidade local. Essa proposta tem o objetivo de proporcionar vivências práticas dos conceitos vistos em sala de aula para aplicá-los em um problema do mundo real, possibilitando assim o desenvolvimento do senso crítico e profissional dos alunos participantes. O artigo apresenta alguns projetos em desenvolvimento na FabTec e seus resultados obtidos até o momento. Com a experiência adquirida na execução dos projetos, foi proposto um processo de desenvolvimento, metodologias e ferramentas necessárias para a gestão e acompanhamento da realização dos projetos. Além disso, tem-se como resultado o aperfeiçoamento do desempenho dos alunos envolvidos e seus depoimentos indicando a eficácia do projeto.
Downloads
Métricas
Referências
BORGES, K. S.; CARVALHO, T. P.; MORAES, M. A. C. Programa de Extensão “Fábrica de Software Acadêmica”: contribuindo para a formação profissional na área da Informática. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Porto Alegre. Anais CBSC. 2012.
CMMI. Capability Maturity Model Integration. Disponível em: https://cmmiinstitute.com/cmmi/intro. Acessado em 02 dez. 2022.
FERREIRA, W. F. MPS. BR Um Estudo do modelo MPS. BR como benefício para as pequenas e médias empresas. 2009.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação). Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade universitária de Ceres. Goiás. Brasil. Disponível em: https://www.fattocs.com/wp-content/uploads/2020/04/WilkerFelixFerreira-2009.pdf. Acessado em 02 dez. 2022.
FREIRE. L. G. L. Auto-regulação da aprendizagem. Ciências & Cognição 2009; v.14, n.2, p.276-286, 2009.
MPS, 2021. Guia Geral MPS Software. Disponível em https://softex.br/download/guia-geral-de-software-2021/. Acessado em 25 fev. 2022.
SOFTEX, 2022. Disponível em https://softex.br/mpsbr/. Acessado em 25 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcela Leite, Rodrigo Curvello, Adriele Becker, Pedro Henrique Dechring Eifler, Mateus Alexandre Sebold
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.