I Encontro de Mulheres na Tecnologia do Instituto Federal do Acre
celebrando Ada Lovelace na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.21166/rext.v9i18.2938Palavras-chave:
Ada Lovelace, Mulheres, STEM, AmazôniaResumo
Em reconhecimento ao pioneirismo de Ada Lovelace e sua contribuição para a área da tecnologia e computação, o I Encontro de Mulheres na Tecnologia - Celebrando o Ada Lovelace Day foi um evento de extensão concebido e realizado a partir de uma experiência de ensino desenvolvida em uma turma do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Informática do Instituto Federal do Acre (IFAC) – Campus Rio Branco. O evento teve como objetivos principais divulgar a importância e o legado de Ada Lovelace no contexto amazônico, bem como discutir a atuação e o papel das mulheres em áreas que são predominantemente marcadas pela presença masculina. No âmbito acadêmico, o encontro visou estimular o ingresso e valorizar a presença feminina nos cursos técnicos, tecnológicos e superiores de Ciência e Tecnologia do IFAC. Com a realização desse evento, foi possível perceber que uma significativa parcela da comunidade acadêmica e externa se interessa pela temática da desigualdade de gênero e tem necessidade de discuti-la no âmbito acadêmico e profissional. Durante os debates, ficou claro que a sociedade continua perpetuando estereótipos de gênero e que é necessário promover mais eventos similares a esse, buscando dar visibilidade e valorizar os grandes feitos de mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, bem como incentivar o ingresso de mais mulheres em áreas relacionadas à Ciência, Tecnologia, Matemática e Engenharia como forma de desconstruir comportamentos patriarcais e sexistas praticados e naturalizados ao longo de milhares de anos.
Downloads
Métricas
Referências
ACHUTTI, Camila. Queremos mais mulheres na tecnologia já. Época Negócios, 08 mar. 2019. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/Novos-tempos/noticia/2019/03/queremos-mais-mulheres-na-tecnologia-ja.html. Acesso em: 31 set. 2019.
BOSCHETTI, G. A.; GOMES JUNIOR, A. B.; QUIRINO, R.; A perspectiva ergológica da vida de Ada lovelace: a inventora do algorítmo computacional. In: VI Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, 2019, Recife. Anais do VI Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. Recife: Even3. v.1. p.1-21, 2019.
CASTRO, Bárbara Geraldo de. Afogados em contratos: o impacto da flexibilização do trabalho nas trajetórias dos profissionais de TI. UNICAMP: Campinas, SP: 2013
DASTE, Diana. Vamos falar de Ciência? Revista Mulheres na Ciência. British Council, n.1, 2019, p.4-7. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/mulheres-na-ciencia/revista. Acesso em: 16 jul. 2022.
DIAS, Lucas Vinicius; BRITO, Wanderley Azevedo de. Ensino, pesquisa e extensão: nível de alinhamento do princípio da indissociabilidade no IFG. Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68541. Acesso em: 15 jul. 2022.
FINDING ADA. Ada Lovelace Day: celebrating the achievements of women in science, technology, engineering and maths, 2019. Página Inicial. Disponível em: https://findingada.com/. Acesso em: 31 de set. 2019.
IBALDO, Adriana; SCHWANTES, Cíntia. Ada Lovelace, a encantadora de números. Revista XIX, v.1, n.4, p.162-176, 25 ago. 2017.
KIM, Eugene Eric; TOOLE, Betty Alexandra. Ada and the First Computer. Scientific American. v.1, n.1, p.76-81, mai. 1999.
NICOLIELO, Bruna. Por que o machismo cria barreiras para as mulheres na tecnologia. Programaria, 2019. Disponível em: https://www.programaria.org/especiais/mulheres-tecnologia/. Acesso em: 31 set. 2019.
PINELLI, Natasha. Ada Lovelace Day: uma data para celebrar e encorajar a participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Revista Galileu, 11 out. 2016. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Desenvolvimento/noticia/2016/10/ada-lovelace-day.html. Acesso em: 31 set. 2019.
PUHL, Mário José; DRESCH, Óberson Isac. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e o conhecimento. Revista Di@Logus. v.5, n.1, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciana Maira de Sales Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.