Lapbook como recurso didático

criação e utilização em atividades de ensino e extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v9i17.2359

Palavras-chave:

Lapbook, Recurso didático, Cartaz autoexplicativo, Ensino, Extensão

Resumo

Este relato tem por objetivo descrever a confecção de um Lapbook definido como recurso didático para apresentação das ações e resultados do Projeto de Extensão Jogue o Lixo e Acerte na Lata, do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, na Mostra Nacional de Iniciação Científica, Tecnológica e Interdisciplinar. Para essa confecção, utilizou-se papéis, fotos e outros materiais também usados nas ações com a comunidade externa, de forma a contemplar e divulgar as atividades realizadas durante a vigência do projeto. Como resultado dessa proposta, além do processo de confecção do Lapbook, destaca-se a importância da sua utilização por professores e estudantes como recurso facilitador na exposição e aquisição do conhecimento de forma dinâmica e significativa. Para os estudantes, serve como possibilidade de expressão da subjetividade, criatividade e compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raianni Xavier, Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari

Técnica em Agropecuária. Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal Catarinense, Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Katia Hardt Siewert, Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari

Doutoranda em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); docente do Instituto Federal Catarinense, Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Grasiela Voss, Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari

Mestre em Física – UFPR; docente do Instituto Federal Catarinense, Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Tania Maria Tonial, Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); docente do Instituto Federal Catarinense (aposentada), Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Mirian Luiza da Costa, Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari

Técnica em Informática do Instituto Federal Catarinense, Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Referências

BANDEIRA, V. S. B. Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de concepções sobre estrutura atômica e periodicidade química nas séries finais do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2020. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/5481/1/Vanessa%20%20Bandeira%202020%20%282%29.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 15 mar. 2022.

CAÑAS, L. Á.; MELCÓN, H. M. El Lapbook como experiencia educativa. Revista Infancia, Educación y Aprendizaje, León, España, v. 3, n. 2, p. 245-251, 2017. Disponível em: https://micologia.uv.cl/index.php/IEYA/article/view/731/748. Acesso em: 10 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.22370/ieya.2017.3.2.731

EITERER, C. L.; MEDEIROS, Z. Recursos pedagógicos. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/recursos-pedag-gicos/. Acesso em: 14 ago. 2021.

FISCARELLI, R. B. O. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 2, n 1, p. 31-39, 2007. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454/333. Acesso em: 14 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v2i1.454

FRANCO, R. M. Proposta de abordagem do tema “Geração de Energia no Bioma Pampa” no ensino médio em uma perspectiva estética e crítico-transformadora da educação ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2019. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/5595/2/Copia_de_Producao_Educacional_Ronan.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.

GOTTARDI, G; GOTTARDI, G. G. Il mio primo lapbook: modelli e materiali de costruire per imparare a studiare meglio. Trento, Italy: Erickson, 2016. 280 p.

GRAELLS, P. M. Los medios didácticos y los recursos educativos. Departamento de Pedagogía Aplicada, Facultad de Educación, UAB, 2000.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

LOPES, J. B. et al. Instrumentos de ajuda à mediação do professor para promover a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Sensos, [S. l.], v. 2, n. 1, 2012. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/6298/1/Sensos%203%20-%20Instrumentos%20de%20ajuda%20%C3%A0%20media%C3%A7%C3%A3o%20do%20professor%20para%20promover%20aprendizagem%20dos%20alunos.pdf. Acesso em: 13 mar. 2022.

MARTINS JUNIOR, L. Explorando as potencialidades das tecnologias digitais na construção dos conhecimentos geográficos. 2020. 216f. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2020.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2010. Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.

PACHECO, W. R. S.; BARBOSA, J. P. S.; FERNANDES, D. G. A relação teoria e prática no processo de formação docente. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, 2017. Disponível em: https://www.google.com/url?q=https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/download/380/pdf&sa=D&source=docs&ust=1647294680271747&usg=AOvVaw033agwJJb9byH-OCV9fxWk. Acesso em: 14 mar. 2022.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Revista Arquivos do Mudi. Maringá, Brasil, 2007. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015-II/slides/Rec%20Didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf. Acesso em: 13 ago. 2021.

VEJMĚLKOVÁ, M. The usage of lapbook in teaching english to very young and young learners. 2018. 129f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Graduação em Educação, Língua e Literatura Inglesas. Masaryk University Brno. Disponível em: https://is.muni.cz/th/v6qr6/Bakalarska_prace_-_Monika_Vejmelkova_-_447388_-_pdf.pdf.

XAVIER, R.; SANTOS, T. C. dos; VOSS, G.; SIEWERT, K. O jogo da Terra Feliz: um instrumento lúdico que promove a Educação Ambiental na Educação Infantil. Revista Educação Pública, v. 21, n. 27, 20 jul. 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/27/o-jogo-da-terra-feliz-um-instrumento-ludico-que-promove-a-educacao-ambiental-na-educacao-infantil. Acesso em: 30 jul. 2021.

Downloads

Publicado

01-09-2022

Como Citar

XAVIER, R.; HARDT SIEWERT, K. .; VOSS, G.; TONIAL, T. M. .; DA COSTA, M. L. . Lapbook como recurso didático: criação e utilização em atividades de ensino e extensão. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 9, n. 17, p. 134–152, 2022. DOI: 10.21166/rext.v9i17.2359. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/2359. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Relatos de Experiência