Lapbook como recurso didático
criação e utilização em atividades de ensino e extensão
DOI:
https://doi.org/10.21166/rext.v9i17.2359Palavras-chave:
Lapbook, Recurso didático, Cartaz autoexplicativo, Ensino, ExtensãoResumo
Este relato tem por objetivo descrever a confecção de um Lapbook definido como recurso didático para apresentação das ações e resultados do Projeto de Extensão Jogue o Lixo e Acerte na Lata, do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, na Mostra Nacional de Iniciação Científica, Tecnológica e Interdisciplinar. Para essa confecção, utilizou-se papéis, fotos e outros materiais também usados nas ações com a comunidade externa, de forma a contemplar e divulgar as atividades realizadas durante a vigência do projeto. Como resultado dessa proposta, além do processo de confecção do Lapbook, destaca-se a importância da sua utilização por professores e estudantes como recurso facilitador na exposição e aquisição do conhecimento de forma dinâmica e significativa. Para os estudantes, serve como possibilidade de expressão da subjetividade, criatividade e compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula.
Downloads
Métricas
Referências
BANDEIRA, V. S. B. Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de concepções sobre estrutura atômica e periodicidade química nas séries finais do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2020. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/5481/1/Vanessa%20%20Bandeira%202020%20%282%29.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 15 mar. 2022.
CAÑAS, L. Á.; MELCÓN, H. M. El Lapbook como experiencia educativa. Revista Infancia, Educación y Aprendizaje, León, España, v. 3, n. 2, p. 245-251, 2017. Disponível em: https://micologia.uv.cl/index.php/IEYA/article/view/731/748. Acesso em: 10 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.22370/ieya.2017.3.2.731
EITERER, C. L.; MEDEIROS, Z. Recursos pedagógicos. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/recursos-pedag-gicos/. Acesso em: 14 ago. 2021.
FISCARELLI, R. B. O. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 2, n 1, p. 31-39, 2007. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454/333. Acesso em: 14 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v2i1.454
FRANCO, R. M. Proposta de abordagem do tema “Geração de Energia no Bioma Pampa” no ensino médio em uma perspectiva estética e crítico-transformadora da educação ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2019. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/5595/2/Copia_de_Producao_Educacional_Ronan.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.
GOTTARDI, G; GOTTARDI, G. G. Il mio primo lapbook: modelli e materiali de costruire per imparare a studiare meglio. Trento, Italy: Erickson, 2016. 280 p.
GRAELLS, P. M. Los medios didácticos y los recursos educativos. Departamento de Pedagogía Aplicada, Facultad de Educación, UAB, 2000.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
LOPES, J. B. et al. Instrumentos de ajuda à mediação do professor para promover a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Sensos, [S. l.], v. 2, n. 1, 2012. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/6298/1/Sensos%203%20-%20Instrumentos%20de%20ajuda%20%C3%A0%20media%C3%A7%C3%A3o%20do%20professor%20para%20promover%20aprendizagem%20dos%20alunos.pdf. Acesso em: 13 mar. 2022.
MARTINS JUNIOR, L. Explorando as potencialidades das tecnologias digitais na construção dos conhecimentos geográficos. 2020. 216f. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2020.
MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2010. Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.
PACHECO, W. R. S.; BARBOSA, J. P. S.; FERNANDES, D. G. A relação teoria e prática no processo de formação docente. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, 2017. Disponível em: https://www.google.com/url?q=https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/download/380/pdf&sa=D&source=docs&ust=1647294680271747&usg=AOvVaw033agwJJb9byH-OCV9fxWk. Acesso em: 14 mar. 2022.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Revista Arquivos do Mudi. Maringá, Brasil, 2007. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015-II/slides/Rec%20Didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf. Acesso em: 13 ago. 2021.
VEJMĚLKOVÁ, M. The usage of lapbook in teaching english to very young and young learners. 2018. 129f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Graduação em Educação, Língua e Literatura Inglesas. Masaryk University Brno. Disponível em: https://is.muni.cz/th/v6qr6/Bakalarska_prace_-_Monika_Vejmelkova_-_447388_-_pdf.pdf.
XAVIER, R.; SANTOS, T. C. dos; VOSS, G.; SIEWERT, K. O jogo da Terra Feliz: um instrumento lúdico que promove a Educação Ambiental na Educação Infantil. Revista Educação Pública, v. 21, n. 27, 20 jul. 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/27/o-jogo-da-terra-feliz-um-instrumento-ludico-que-promove-a-educacao-ambiental-na-educacao-infantil. Acesso em: 30 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Raianni Xavier, Katia Hardt Siewert, Grasiela Voss, Tania Maria Tonial, Mirian Luiza da Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.