Fundamentos das boas práticas de laboratório

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v9i17.2186

Palavras-chave:

Extensão, Boas Práticas de Laboratório, Qualidade, Biossegurança

Resumo

Os laboratórios universitários são instituições peculiares devido à sua tríplice função de se dedicar tanto à pesquisa, como ao ensino e à extensão. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência da realização de uma oficina sobre Boas Práticas de Laboratório (BPL). As BPL são um sistema de gestão de qualidade laboratorial que vão muito além de normas que regulam a conduta dentro do laboratório. A oficina foi realizada de forma remota e oferecida através da CED-UFRRJ em dezembro de 2020 e janeiro de 2021, apresentando conceitos de gestão da qualidade laboratorial, princípios das BPL e normas básicas de biossegurança, além de abrir espaço para o debate sobre o tema. Ficou evidente a necessidade, por parte dos alunos, de mais conhecimento sobre estes temas, visto que há uma carência desse conteúdo nas grades dos cursos de graduação. Além disso, foi observada a demanda de um programa de capacitação que possa envolver todas as esferas de gestão para aumentar a troca de conhecimento, fomentar uma cultura de qualidade e segurança nas instituições públicas e preparar melhor o aluno para o mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Critérios para a Habilitação de Laboratórios Segundo os Princípios das Boas Práticas de Laboratório (BPL): Procedimento GGLAS 02/BPL. 1ª ed. Brasília: ANVISA, 2001. ISBN: 85-88233-02-9.

BENETTI, P.; SOUSA, A. I.; SOUZA, M. H. Creditação da extensão universitária nos cursos de graduação: relato de experiência. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 1, p. 25-32, 2015. DOI: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2015v6i1.1951

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Guia de Vigilância Epidemiológica - Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019.Versão 3. Brasil, 04 abr. 2020. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/07/GuiaDeVigiEpidemC19-v2.pdf. Acesso em: dez.2021.

DA SILVA NUNES, R.; VIEIRA, L. A. Contribuição da extensão universitária para a autonomia do estudante. Revista Em Extensão, v. 11, n. 2, 14 fev. 2013. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v13n22014_art01

DE FELIPPES, B. A.; AGUIAR, J. G.; DINIZ, A. C. G. C. Sistema Da Qualidade Em Laboratórios Universitários: Incentivo Ao Ensino, Pesquisa E Extensão. Revista de Ensino de Engenharia, v. 30, n. 2, p. 14-23,2012. DOI: https://doi.org/10.15552/2236-0158/abenge.v30n2p14-23

DOS SANTOS, P. E. Boas Práticas de Laboratório (BPL) - Uma questão de qualidade. Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade. v.3, n. 2, mar/jun. 2010. Disponível em: http://autores.revistarevinter.com.br/index.php?journal=toxicologia&page=article&op=view&path%5B%5D=54&path%5B%5D=268. Acesso em: maio 2021.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, Manaus – AM. maio. 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: abr.2021.

FRAGA, H. C. D.J.R.; FUKUTANI, K.F.; CELES, F.S.; BARRAL, A.M.P.; OLIVEIRA, C.I.D., Avaliação da implementação de um sistema de qualidade em um laboratório de pesquisa básica: viabilidade e impactos. Einstein, São Paulo, v. 10, n. 4, p. 491-497, 2012.

GRECO, R. M.; PASCHOALIN, H. C.; DE MOURA, D. C. A.; DA COSTA, F. M.; D'AMORÉ, A.; DE OLIVEIRA, A. S. YOGA Na Promoção Da Saúde Do Trabalhador–Relato Da Experiência. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 7, n. 1, 2019.

HIRATA, M.H. O laboratório de ensino e pesquisa e seus riscos. In: HIRATA M. H.; MANCINI FILHO, J.; HIRATA, R. D. C., Manual de Biossegurança. 3ª ed. Barueri: Manole. 2017. ISBN: 978-85-204-4781-9

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL (INMETRO). Norma NIT-DICLA-035 PRINCÍPIOS DAS BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO – BPL. Monitoramento BPL, out. 2019. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/Sidoq/pesquisa_link.asp?seq_tipo_documento=4&cod_uo_numeracao=00587&num_documento=035. Acesso em: abr. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL (INMETRO). Reconhecimento da Conformidade aos Princípios das BPL. Monitoramento BPL, c1993-2012. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/monitoramento_BPL/reconhecimento_BPL.asp. Acesso em: maio 2021.

OLIVARES, I. R. B. Gestão de Qualidade em Laboratório. 4ª ed. Campinas – SP: Editora Átomo, 2019.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Folha Informativa - COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Brasil, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.Acesso em: maio de 2021.

PRESOT, I. M.; CAMPOS, H. M.; MODENA, C. M. Oficinas de formação de multiplicadores da qualidade de laboratórios de pesquisa de uma instituição de saúde. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, v. 4, n. 4, p. 1300-1313, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/356/343. Acesso em: maio 2021. DOI: https://doi.org/10.18673/gs.v4i4.22843

RODRIGUES, N. R.; SOUZA, A. P. F. D.; WATANABE, M. Implantação e implementação das normas das Boas Práticas Laboratoriais (BPL) no laboratório de análises de resíduos da Universidade Estadual de Campinas. Química Nova, v. 35, n. 6, p. 1276-1280, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422012000600038

SANTA ANNA, J.; DE OLIVEIRA COSTA, M. E. Da Extensão Universitária À Pós-Graduação: Relato de Experiência do Curso Métodos e Técnicas em Pesquisa Científica. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG,v.7, n. 1, 2019.

TALLINI, K.; BAIERLE, B. de C. A.; SCHMITT, D. H., Inspeção de segurança aplicado à laboratórios de ensino e pesquisa. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, v. 7, n. 03, p. 163-178, 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ), Comitê de Acompanhamento do Coronavírus na UFRRJ, Brasil, 2020. Disponível em: https://coronavirus.ufrrj.br/. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Cursos de Graduação, c2021. Disponível em: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/cursos/. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Grade Curricular de Agronomia: disciplinas obrigatórias, c2013-2020. Disponível em: http://cursos.ufrrj.br/grad/agronomia/disciplinas/obrigatorias/. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Grade Curricular de Ciências Biológicas, [2017?]. Disponível em: http://cursos.ufrrj.br/grad/cienciasbiologicas/files/2018/05/Matriz-Curricular-2017.1-Bacharelado.pdf. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Grade Curricular de Engenharia Agrícola e Ambiental, [201-?]a. Disponível em: http://www.ufrrj.br/agriamb/downloads/Matriz.pdf. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Grade Curricular de Engenharia de Alimentos, c2012-2021. Disponível em: http://cursos.ufrrj.br/grad/engalimentos/estruturacurricular/. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Grade Curricular de Engenharia de Materiais, c2014-2020. Disponível em: http://cursos.ufrrj.br/grad/engmat/disciplinas/. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Grade Curricular de Engenharia Florestal, jun. 2017. Disponível em: http://institutos.ufrrj.br/if/wp-content/uploads/sites/5/2014/12/GRADE-2017.1-ATUALIZADA.pdf. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Grade Curricular de Engenharia Química, c2014-2019. Disponível em: http://cursos.ufrrj.br/grad/equi/grade-curricular/. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Grade Curricular de Farmácia: disciplinas obrigatórias, c2014-2017a. Disponível em: http://cursos.ufrrj.br/grad/farmacia/obrigatorias/. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Grade Curricular de Farmácia: disciplinas optativas, c2014-2017b. Disponível em: http://cursos.ufrrj.br/grad/farmacia/optativas/. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Grade Curricular de Geologia, c2011-2021. Disponível em: http://r1.ufrrj.br/degeo/index.php?s=32. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Grade Curricular de Medicina Veterinária, jan. 2014a. Disponível em: http://r1.ufrrj.br/graduacao/arquivos/docs_curso/matriz/SEROPEDICA/06-med_veterinaria_matriz_2012-2.pdf. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Grade Curricular de Química, jan. 2014b. Disponível em: http://r1.ufrrj.br/graduacao/arquivos/docs_curso/matriz/SEROPEDICA/20_bach_quimica_2009.pdf. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Grade Curricular de Zootecnia, jan. 2014c. Disponível em: http://r1.ufrrj.br/graduacao/arquivos/docs_curso/matriz/SEROPEDICA/07-zootecnia_matriz_2009.pdf. Acesso em: maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). IC623 – Segurança em Laboratório Químico e Biológico, [201-?]b. Disponível em: http://cursos.ufrrj.br/grad/farmacia/files/2014/05/IC-623-Seguran%C3%A7a-em-laborat%C3%B3rio-qu%C3%ADmico-e-biol%C3%B3gico.doc. Acesso em: maio 2021.

Downloads

Publicado

01-09-2022

Como Citar

FURTADO, T. T.; MACHADO, L. A. R. Fundamentos das boas práticas de laboratório: um relato de experiência. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 9, n. 17, p. 153–164, 2022. DOI: 10.21166/rext.v9i17.2186. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/2186. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Relatos de Experiência