Desenvolvimento de programa de extensão em Astronomia por meio das redes sociais e videoconferência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v9i17.2183

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Astronomia, Mídias sociais, Minicursos online

Resumo

O relato apresenta adaptações de um programa de extensão de Astronomia nos tempos de calamidade humanitária devido à pandemia do COVID-19. O objetivo central consiste em expor e descrever as dificuldades encontradas para realização da divulgação científica nas redes sociais, bem como as superações dessas dificuldades e a exposição de métodos para promover maior contato com os alunos do ensino médio durante o isolamento social. As metodologias utilizadas nessas redes sociais foram baseadas no uso de infográficos e vídeos, produzidos pelos integrantes do projeto e postados em suas próprias páginas, utilizando a marca Divulgastro. No que se refere ao minicurso ministrado, ocorreram interações através da plataforma do Google Meet e Classroom durante sete semanas, em uma frequência de dois encontros semanais com duração de 90 minutos. Os resultados foram satisfatórios em ambas as modalidades, de modo que foi possível alcançar, ao longo de um ano de atividades nas plataformas mencionadas, um total de 140.146 pessoas, com 12.849 de engajamento. Em relação ao minicurso, foi atendido um total de 22 alunos de regiões como São Paulo, Minas Gerais e outros estados. Por fim, foi possível concluir que as mídias digitais possuem grande potencial para divulgar a ciência, devendo-se levar em conta o formato da divulgação para cada tipo de rede social, bem como a idade do público preponderante em cada rede. Os minicursos on-line ajudam os alunos a interagirem em meio às dificuldades produzidas pelo isolamento.

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Publicado

01-09-2022

Como Citar

SANTOS JUNIOR, A. B. dos .; CARVALHO, D. F. de; OLIVEIRA, L. T. .; JUNIOR , M. A. dos S. .; MOREIRA, M. D. Desenvolvimento de programa de extensão em Astronomia por meio das redes sociais e videoconferência. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 9, n. 17, p. 28–51, 2022. DOI: 10.21166/rext.v9i17.2183. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/2183. Acesso em: 26 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos