A simulação da Assembleia Nacional Constituinte de 1987/88 no contexto da pandemia da covid-19:

a adaptação de um projeto de Ensino e Extensão ao formato remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v8i16.2181

Palavras-chave:

Modelo das Nações Unidas, Ensino médio, Assembleia Nacional Constituinte (Brasil)

Resumo

O projeto IFMUNdi: promovendo debates, produzindo conhecimento concluiu sua quarta edição em março de 2021. Desde 2017, o projeto promovia simulações de eventos da Organização das Nações Unidas e do poder legislativo brasileiro de forma presencial, transformando, durante dois dias, o auditório do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul em palco de debates sobre problemáticas locais e globais. Devido à pandemia da Covid-19, o projeto adaptou suas atividades para a modalidade remota. No processo, ao mesmo tempo em que se deparou com dificuldades (como a incerteza diante do engajamento discente e a necessidade de modificação de metodologias já sedimentadas), também teve a oportunidade de inovar o fluxo de debate e de ampliar seu público-alvo. Neste artigo, é relatada justamente a experiência de promoção de uma simulação de forma remota, no cenário pandêmico. O órgão simulado foi a Assembleia Nacional Constituinte de 1987/88, responsável pela elaboração da Constituição Federal vigente. A simulação, realizada em formato on-line, contou com a participação de estudantes, predominantemente do ensino médio e oriundos de cinco estados brasileiros, além de ter sido precedida por espaços e materiais formativos que qualificaram a atuação dos inscritos para representarem parlamentares e veículos de comunicação.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

NEUHOLD, R. dos R. .; BITENCOURT, I. H.; SILVA, V. L. A. .; PACHECO, V. N. A simulação da Assembleia Nacional Constituinte de 1987/88 no contexto da pandemia da covid-19:: a adaptação de um projeto de Ensino e Extensão ao formato remoto. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 8, n. 16, p. 118–131, 2021. DOI: 10.21166/rext.v8i16.2181. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/2181. Acesso em: 28 nov. 2022.