Pensatório

podcast em pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v9i17.2176

Palavras-chave:

Podcast, Educação, Ensino de Filosofia, Produto Educacional, Mídias Digitais

Resumo

Este artigo é um relato de experiência sobre o projeto de extensão Pensatório. O Pensatório, projeto em curso desde 2020 realizado junto ao CEFET Maria da Graça, na cidade do Rio de Janeiro, objetivou produzir podcasts voltados para a educação filosófica, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão. O artigo apresenta uma introdução sobre a origem e a natureza dos podcasts e sua presença na podosfera brasileira, para depois descrever o projeto inicial e as reformulações que envolveram o Pensatório. Esse era inicialmente um projeto vinculado à educação presencial e aos produtos educacionais elaborados no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino, do CEFET. Porém, com o advento da pandemia, mudanças necessárias levaram ao convite para a participação de professores e estudantes de outras instituições. O texto faz um relato do processo de produção dos episódios, trata da participação de estudantes e professores e apresenta a metodologia que consistiu nas seguintes etapas: reunião da equipe; formação do grupo; elaboração de roteiro preliminar; conversa preparatória com convidados; gravação; edição; veiculação; e divulgação. Como resultados, são indicadas questões que envolvem a formação de uma audiência ou público específico, a articulação do programa com atividades de ensino de filosofia e com a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABPOD. PodPesquisa, 2019. Disponível em: https://abpod.org/podpesquisa-2019/. Acesso em: 20 mai. 2021.

ARISTÓFANES. As Nuvens; Só para mulheres; Um deus chamado dinheiro. 2. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

BENJAMIN, Walter. The work of art in the age of its technological reproductibility, and other writings on media. Cambridge, Massachussets, Londres: The Belknap Press of Harvard University Press, 2008.

BENJAMIN, Walter. Selected writings. Vol. 2, part 1, 1927-1930. Cambridge, Massachussets, Londres: The Belknap Press of Harvard University Press, 1999.

BENJAMIN, Walter. A hora das crianças: narrativas radiofônicas. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2015.

CAPES. Documento de Área: Ensino, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf. Acesso em: 20 mai. 2021.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos. Revista Educação Especial, Santa Maria, v.24, n. 40, maio/ago. 2011. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/issue/view/210/showToc. Acesso em: 20 mai. 2021.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Conceito educativo de Podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, Formação & Tecnologias, Lisboa, v. 6, n. 1, p. 35-51, 2013. Disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/340. Acesso em: 20 mai. 2021.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação, Brasília, v.20, n. 63, out.-dez., 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206312

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v.18, n.2, p.55-70, jul.-dez., 2017. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.05.p55

HAMMERSLEY, Ben. Audible revolution. The Guardian, Londres, 12 fev. 2004. Disponível em: https://www.theguardian.com/media/2004/feb/12/broadcasting.digitalmedia. Acesso em: 20 mai. 2021.

HERSCHMANN, Micael; KISCHINHEVSKY, Marcelo. A ‘geração podcasting’ e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 37, dez., 2008. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4806

IAB BRASIL. Guia – Podcast Advertising, 2019. Disponível em: https://iabbrasil.com.br/guia-podcast-advertising/. Acesso em: 20 mai. 2021.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. Universidade Federal de Pernambuco. Texto da Conferência pronunciada na 50ª Reunião do GEL – Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, USP, São Paulo, 23-25 mai. 2002.

PENSATÓRIO EP. 1: Cavernas da quarentena. Entrevistados: Marcelo Senna Guimarães e Saulo Bohrer. Entrevistadores: Felipe Gonçalves Pinto e Jonathan Santos de Oliveira. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 2 abr. 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/72fnLt4whUOGniGyaNuB02?si=v9zXUUF9Qhmo504a-oSW-g. Acesso em: 20 mai. 2021.

PENSATÓRIO EP. 2: A filosofia e o medo da morte. Entrevistados: Affonso Vieira da Costa, Écio Pisetta e Francisco José Dias de Moraes. Entrevistadores: Marcelo Senna Guimarães e Bianca Vilhena. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, abr. 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/4rXDCebfCStvlp11kWSK6D?si=I6PMkukdQKePujLj6IzSkw. Acesso em: 20 mai. 2021.

PENSATÓRIO EP. 3: Os sentidos de estudar na quarentena. Entrevistados: Júlia Roberta, Karlos Novaes e Victoria Romano. Entrevistadores: Felipe Gonçalves Pinto e Jonathan Santos de Oliveira. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, mai. 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/5XwtZu0E6aBSDiOQSIDxo0?si=l2SmGPk1QTatECDjqsz8QQ. Acesso em: 20 mai. 2021.

PENSATÓRIO EP. 4: Ciência e credibilidade. Entrevistados: Luciana Espíndola e Tiago Luís Oliveira. Entrevistadores: Felipe Gonçalves Pinto e Marcelo Senna Guimarães. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, mai. 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/0FY9q1XnKweyLWRGqF6sXH?si=LCZE6nWoTzikfF01x3nGrw. Acesso em: 20 mai. 2021.

PENSATÓRIO EP. 5: Redes sociais, fake news e informação tóxica. Entrevistada: Valéria Wilke. Entrevistadores: Cláudio Tammela, Felipe Gonçalves Pinto, Márcia Veríssimo. Rio de Janeiro, 16 jan. 2021. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/1dZrEy0hhpvqaHcdHTP0Gt?si=wbYR-m2bQOyDhprKVI2IIg. Acesso em: 20 mai. 2021.

PINTO, F. G.; PEREIRA, T. S. Produtos educacionais de filosofia: a produção do mestrado profissional e seu contexto. O que nos faz pensar, [S.l.], v. 28, n. 44, p. 108-132, jul., 2019. Disponível em: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/673. Acesso em: 20 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.32334/oqnfp.2019n44a673

PLATÃO. República. Tradução Maria Helena da Rocha Pereira. 9. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbbenkian, 2001.

QUATRO em cada dez internautas já ouviram podcast no Brasil. Revista Piauí, São Paulo, 11 mai. 2019. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/quatro-em-cada-dez-internautas-ja-ouviram-podcast-no-brasil/. Acesso em: 20 mai. 2021.

PODCAST ANPOF: Vacinação: filosofar diante das incertezas. Entrevistados: Andrea da Luz Carvalho e Marcelo Senna Guimarães. Entrevistador: Felipe Gonçalves Pinto. [S. l.]: ANPOF, 19 fev. 2021. Podcast. Disponível em: https://www.anpof.org/comunicacoes/podcast-anpof/vacinacao-filosofar-diante-das-incertezas. Acesso em: 20 mai. 2021.

RUBINO, Luis Carlos. O que é RSS?. Web UFMG, 2006. Disponível em https://www.ufmg.br/online/web/arquivos/003127.shtml#:~:text=RSS%20%C3%A9%20a%20sigla%20em,na%20internet%20de%20forma%20resumida. Acesso em: 20 mai. 2021.

Downloads

Publicado

01-09-2022

Como Citar

PINTO, F. G.; GUIMARÃES, M. S.; OLIVEIRA, J. S. de . Pensatório: podcast em pandemia. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 9, n. 17, p. 92–104, 2022. DOI: 10.21166/rext.v9i17.2176. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/2176. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Relatos de Experiência