Programa ReCicLa
a descoberta de uma nova dimensão da extensão no IFC utilizando redes sociais digitais
DOI:
https://doi.org/10.21166/rext.v9i17.2173Palavras-chave:
Programa de Extensão ReCicLa, Redes sociais digitais, Otimização do orçamento doméstico, Comunidades vulneráveisResumo
O Programa de Extensão ReCicLa, é desenvolvido no Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, em parceria com a ONG Movimento Jovem Araquari - MJA e a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga – AMORABI e objetiva otimizar orçamento doméstico em comunidades vulneráveis. Os projetos que integram o Programa ReCicLa desenvolvem: produtos de limpeza de baixo custo e dano ambiental; receitas sustentáveis de alimentos e instalação de hortas comunitárias com assessoria técnica. Diante do distanciamento social, as ações passaram a ser desenvolvidas remotamente, assim surge o projeto Redes objetivando criar, divulgar e compartilhar ações do ReCicLa. Para possibilitar a publicação do material produzido em formato digital, foram criadas contas no Instagram, Facebook e realizadas lives no YouTube. A comunicação e as reuniões entre bolsistas, colaboradores e coordenadores ocorreram pela plataforma Meet e WhatsApp. Nos encontros eram definidas as postagens e as temáticas estudadas, respeitando os objetivos dos projetos. Utilizaram-se recursos das próprias redes sociais digitais, entre outras ferramentas, para editoração de imagens, vídeos, textos e som. Foram publicadas 56 postagens contendo vídeos de receitas, dicas de plantio e informações selecionadas. Usando essa metodologia, os projetos do Programa ReCicLa apresentaram maior abrangência e visibilidade, visto que as redes sociais ultrapassam a barreira do tempo e do espaço. As ações realizadas remotamente possibilitaram a interação entre servidores, discentes e comunidade, pois ao interagirem com curtidas, comentários, perguntas e compartilhamentos, os participantes deixaram de ser meros espectadores, validando a extensão também em formato digital.
Downloads
Métricas
Referências
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Vol. 1. 10 ed. Tradução de Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa web sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus: Painel TIC COVID-19 [editor] Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo:2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/painel-tic-covid-19. Acesso: 28 mai. 2021.
CUNHA GOMES, Juliano da. Formação de multiplicadores para reciclagem de resíduos orgânicos por meio da compostagem em tempos de pandemia. Revista ELO–Diálogos em Extensão, v. 10, 2021. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v9i.11875
KESLER, Kenna. Building Engagement in Facebook: A Case Study with Utah State University Extension Sustainability. 2020. Tese de Doutorado. Utah State University. DOI: https://doi.org/10.4148/1051-0834.2354
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, Pierre. Ciberdemocracia. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.
MALEANE, Susana Otília Tomás. Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior. 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece As Diretrizes Para A Extensão na Educação Superior Brasileira e Regulamenta O Disposto na Meta 12.7 da Lei Nº 13.005/2014.. 1. ed. 2018, BRASIL.
SACRINI, Marcelo. O uso da televisão digital no contexto educativo. ETD: Educação Temática Digital, v. 7, n. 1, p. 39-56, 2005. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i1.594
SOUZA, Márcio Vieira De; GIGLIO, Kamil. Mídias digitais, redes sociais e educação em rede: experiências na pesquisa e extensão universitária. São Paulo: Edgar Blucher, v. 1, p. 15-46, 2015. DOI: https://doi.org/10.5151/9788580391282-04
WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Coronavirus disease (COVID-19): situation report, 203. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anelise Destefani, Cristiane Vanessa Tagliari Corrêa, Neiva Maria Batista Vieira, Grasiela Voss, Marli Fátima Vick Vieira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.