Ensino remoto e o apoio à aprendizagem de matemática
um relato de experiência em casas lares
DOI:
https://doi.org/10.21166/rext.v9i17.2172Palavras-chave:
Extensão acadêmica, Ensino de matemática, Apoio pedagógico, Ensino remoto, Casas laresResumo
O projeto Apoio à aprendizagem de Matemática é uma ação de extensão realizada desde 2015 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Caxias do Sul, cujo objetivo é atender os estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, que possuem dificuldades na aprendizagem de conceitos matemáticos. Em virtude da pandemia da Covid-19, os atendimentos desenvolvidos no projeto ocorreram de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, com agendamento prévio. Na edição de 2020, o projeto firmou uma parceria com duas casas lares, as quais fazem o acolhimento de crianças e adolescentes, cuja guarda foi retirada de seus familiares, por ordem judicial. Os atendimentos foram realizados com sete jovens no período de setembro a dezembro de 2020, a fim de auxiliá-los a compreender os conteúdos disponibilizados pelos professores de Matemática da escola regular, já que as aulas presenciais estavam suspensas. Ainda, tais atendimentos buscaram retomar conceitos matemáticos de anos anteriores que não estavam bem consolidados. Além disso, o projeto contribuiu para a formação/iniciação à docência, já que os bolsistas e voluntários que realizaram os atendimentos tiveram a oportunidade de aprimorar métodos de ensino e ampliar suas estratégias de ação.
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