Práticas pedagógicas do colégio de aplicação em diálogo (PRAPEDI)

um relato de experiência sobre as ações promovidas em 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v8i16.2166

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Educação Básica, Formação docente, Extensão Universitária

Resumo

Este relato apresenta as ações desenvolvidas pelo Programa de Extensão “Práticas Pedagógicas do Colégio de Aplicação em Diálogo” (PRAPEDI) durante o ano de 2020, período no qual a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) manteve a suspensão de atividades presenciais em razão da pandemia de Covid-19. O Programa é coordenado por docentes de Educação Básica atuantes no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp/UFRGS), na cidade de Porto Alegre - RS, e foi criado com o objetivo geral de, partindo de ações pedagógicas desenvolvidas no CAp/UFRGS, registrar, sistematizar e produzir materiais didáticos para compartilhamento entre docentes. Tendo em vista o contexto de distanciamento social, foi necessário rever o planejamento inicial, ajustando possibilidades de ações do Programa. Ainda assim, nós, docentes do Colégio de Aplicação da UFRGS e coordenadoras/es do PRAPEDI, desenvolvemos oito atividades de extensão, sempre de modo virtual. Neste texto, apresentamos o PRAPEDI e relatamos essas atividades, as quais compõem o percurso que experienciamos em 2020. Entre elas, destacamos a elaboração do site do Programa (www.ufrgs.br/prapedi) para disponibilização de acervo virtual com relatos e materiais de práticas pedagógicas já desenvolvidas, registro e divulgação das atividades de extensão promovidas, totalizando 54 horas de atividades on-line voltadas à formação continuada docente, abrangendo 662 participantes.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

PEREIRA, J. L.; BECKER, C. V.; STORCK, K.; PEREIRA, P. G. .; MACIEL, M. G. Práticas pedagógicas do colégio de aplicação em diálogo (PRAPEDI): um relato de experiência sobre as ações promovidas em 2020. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 8, n. 16, p. 148–167, 2021. DOI: 10.21166/rext.v8i16.2166. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/2166. Acesso em: 4 fev. 2023.