Scratch como introdução à programação na formação docente
relato de experiência em EAD
DOI:
https://doi.org/10.21166/rext.v9i17.2164Palavras-chave:
Formação de professores, Programação, Educação Básica, EaDResumo
O presente texto se configura como um relato de experiência baseado na atividade de extensão denominada “Programação como recurso pedagógico através do Scratch”, cuja ocorrência se deu entre os meses de novembro de 2020 e março de 2021. O objetivo do relato é apresentar a configuração do curso oferecido por meio do site do Instituto Federal de São Paulo, Campus São Carlos, bem como refletir sobre sua contribuição para a prática pedagógica de professores da Educação Básica que lecionam para crianças a partir de 04 anos. Apresentam-se: o tema e as características gerais dos conhecimentos envolvidos com os conteúdos formativos do curso em questão; os dados e o layout da plataforma na qual a formação ocorreu; e, finalmente, as contribuições do próprio curso tanto para os professores participantes quanto para a discussão acerca de elaboração de formação docente com uso de portais e plataformas educacionais, com ênfase para o site Scratch. A partir do contexto formativo em Ensino a Distância (EaD), baseado na Teoria Histórico-Cultural, pode-se observar alguns aspectos interessantes, como a oportunidade de participantes de diferentes localidades, geograficamente distantes; o desenvolvimento de habilidades como autonomia no estudo, e protagonismo do cursista em relação à organização e gerenciamento de atividades; além do aproveitamento da proposta por um número considerado satisfatório de concluintes sem maior dispêndio de esforços. Os projetos didáticos apresentados como produção final dos professores-cursistas evidenciaram o aproveitamento satisfatório dos conteúdos relacionados ao recurso do Scratch, mas exigiram adequação do gênero textual visando a facilitar sua elaboração.
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