Oficina de Teatro Circulando:
(im)possibilidades e reinvenções em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.21166/rext.v8i16.2163Palavras-chave:
Circulando, Teatro, Saúde Mental, PandemiaResumo
O texto apresenta relatos das ações extensionistas realizadas no âmbito do projeto “Oficina de Teatro Circulando” da Escola de Teatro da Unirio, que ocorreram em parceria interinstitucional com o Instituto de Psicologia da UFRJ, durante o biênio de 2020 a 2021. Com a necessidade do distanciamento social decorrente do novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela pandemia COVID-19, o que antes acontecia exclusivamente por meio presencial precisou ser reinventado para adequação ao ambiente virtual. A partir das telas de celulares e computadores, novas invenções audiovisuais vêm permitindo a continuidade do projeto Circulando e recriando o diálogo entre as áreas das Artes e da Saúde Mental.
Downloads
Métricas
Referências
BONFATTI, Adriana et al. Oficina de Teatro Circulando: experiências e trajetória de um ateliê de teatro para jovens com transtornos mentais na escola de teatro da UNIRIO. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 5, n. especial, p. 185-195, 2017. Disponível em:
http://www.seer.Unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/7439. Acesso em: 22 jul. 2020.
BONFATTI, Adriana et al. Rasaboxes em Jogo! In: IX Congresso ABRACE, v. 19, n. 1, p. 01-19, 2018. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3867. Acesso em: 22 jul. 2020.
DI CIACCIA, Antonio. Da fundação por Um à prática feita por muitos. Revista Curinga Psicanálise e Saúde Mental. Escola Brasileira de Psicanálise/EBP, MG, n. 13, p. 49-54, set. 1999.
FREIRE, Ana Beatriz; MALCHER, Fabio (Orgs.). Circulando: jovens e suas invenções no autismo e na psicose. Rio de Janeiro: Subversos, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONZALEZ, Tavie de Miranda Ribeiro. Autismos na sala de aula: O lugar do professor de teatro na escola inclusiva. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2019.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2017.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Circulando: um espaço para jovens com transtornos mentais. VII REUNIÃO CIENTÍFICA DA ABRACE. Belo Horizonte: ABRACE/UFMG, p. 01-06, 2014. Disponível em:
http://www.portalabrace.org/viireuniao/pesquisadanca/TAVARES_Joana_Ribeiro_da_Silva.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.
TAVARES, Joana et al. Uma jornada com rasaboxes - Entrevista com Michele Minnick. OUVIROUVER, v.14, p. 234 - 246, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-17
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/39876.
Acesso em: 22 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Joana Ribeiro da Silva Tavares, Adriana Bonfatti, Tavie Gonzalez, Aline Vargas, Janaína Baptista, Ulli Castro, Nina Malm, Lorena Lima, Airton da Silva, Lidiane de Oliveira, Rafaela Sampaio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.