Oficina de Teatro Circulando:

(im)possibilidades e reinvenções em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v8i16.2163

Palavras-chave:

Circulando, Teatro, Saúde Mental, Pandemia

Resumo

O texto apresenta relatos das ações extensionistas realizadas no âmbito do projeto “Oficina de Teatro Circulando” da Escola de Teatro da Unirio, que ocorreram em parceria interinstitucional com o Instituto de Psicologia da UFRJ, durante o biênio de 2020 a 2021. Com a necessidade do distanciamento social decorrente do novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela pandemia COVID-19, o que antes acontecia exclusivamente por meio presencial precisou ser reinventado para adequação ao ambiente virtual. A partir das telas de celulares e computadores, novas invenções audiovisuais vêm permitindo a continuidade do projeto Circulando e recriando o diálogo entre as áreas das Artes e da Saúde Mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joana Ribeiro da Silva Tavares, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Professora Adjunta, foi chefe do Departamento de Interpretação Teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO no biênio 2013-2015. Professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (Mestrado e Doutorado) /PPGAC e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Artes Cênicas/MPEAC da UNIRIO. Possui graduação em Teoria do Teatro, Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado (2002) e doutorado em Teatro pela mesma instituição (2007), com estágio de doutorado no exterior, no departamento de Dança da Universidade de Paris-8, Vincennes - Saint Denis (2005-06) . Realizou pós-doutorado pelo PRODOC/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/PPGAC da UNIRIO (2008-12) e no Departamento de Dança da Université Paris-8, Vincennes Saint-Denis (2016.2-2017.1), com missão de conferencista estrangeira convidada. Integra o Grupo de Pesquisa Artes do Movimento (UNIRIO/CNPq). Tem experiência na área de Artes, Mantém colaboração internacional com o Departamento de Dança da Universidade Paris-8, com o qual desenvolve Acordo de Mútua Cooperação (2020-2025). Vice-coordenadora do PPGAC/UNIRIO e do Curso de Doutorado/PPGAC/UNIRIO, no biênio 2018-2020. Coordenadora do Laboratório Artes do Movimento https://www.laboratorioartesmovimento.com/ Publica livros e artigos sobre os estudos da Dança e do Teatro.

Adriana Bonfatti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Possui graduação em Educação Artística, Licenciatura Plena em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (1997). Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2011). Doutoranda no PPGAC da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Analista Laban de Movimento (CMA) pelo "Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies" em parceria com a "New York University" ( Nova York-2008). Membro do Centro Laban-Rio. Professora do Departamento de Interpretação do curso de "Atuação Cênica" da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Professora convidada da Faculdade Angel Vianna no curso de Pós-graduação em "Sistema Laban-Bartenieff"desde 2010. Coordenadora do Laboratório Artes do Movimento (Unirio) e colaboradora do Grupo de Pesquisa Artes do Movimento (UNIRIO/CNPq) http://laboratorioartesmovimento.com. Coordena o Projeto de Extensão "Oficina de Teatro Circulando - Ateliê de Teatro para jovens com transtornos mentais (UNIRIO) desde 2017 . Participa do Projeto de Pesquisa "Estudos do Corpo Cênico: Agentes, Análise, Criação" (UNIRIO). Artista colaboradora da "Cia Regina Miranda e Atores Bailarinos". Atriz, bailarina, professora, preparadora corporal, diretora de movimento e assistente de direção.Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Laban/Bartenieff de Análise de Movimento, formação do ator, dança contemporânea, preparação corporal do ator, direção de movimento e assistência de direção de espetáculos teatral e de dança

Referências

BONFATTI, Adriana et al. Oficina de Teatro Circulando: experiências e trajetória de um ateliê de teatro para jovens com transtornos mentais na escola de teatro da UNIRIO. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 5, n. especial, p. 185-195, 2017. Disponível em:

http://www.seer.Unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/7439. Acesso em: 22 jul. 2020.

BONFATTI, Adriana et al. Rasaboxes em Jogo! In: IX Congresso ABRACE, v. 19, n. 1, p. 01-19, 2018. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3867. Acesso em: 22 jul. 2020.

DI CIACCIA, Antonio. Da fundação por Um à prática feita por muitos. Revista Curinga Psicanálise e Saúde Mental. Escola Brasileira de Psicanálise/EBP, MG, n. 13, p. 49-54, set. 1999.

FREIRE, Ana Beatriz; MALCHER, Fabio (Orgs.). Circulando: jovens e suas invenções no autismo e na psicose. Rio de Janeiro: Subversos, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONZALEZ, Tavie de Miranda Ribeiro. Autismos na sala de aula: O lugar do professor de teatro na escola inclusiva. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2019.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2017.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Circulando: um espaço para jovens com transtornos mentais. VII REUNIÃO CIENTÍFICA DA ABRACE. Belo Horizonte: ABRACE/UFMG, p. 01-06, 2014. Disponível em:

http://www.portalabrace.org/viireuniao/pesquisadanca/TAVARES_Joana_Ribeiro_da_Silva.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.

TAVARES, Joana et al. Uma jornada com rasaboxes - Entrevista com Michele Minnick. OUVIROUVER, v.14, p. 234 - 246, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-17

Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/39876.

Acesso em: 22 jul. 2020.

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

TAVARES, J. R. da S. .; BONFATTI, A.; DE MIRANDA RIBEIRO GONZALEZ, T.; VARGAS, A.; BAPTISTA, J.; CASTRO, U.; MALM, N.; LIMA, L. .; DA SILVA, A.; DE OLIVEIRA, L.; SAMPAIO, R. Oficina de Teatro Circulando:: (im)possibilidades e reinvenções em tempos de pandemia. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 8, n. 16, p. 98–107, 2021. DOI: 10.21166/rext.v8i16.2163. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/2163. Acesso em: 4 fev. 2023.