Educomunicar e Comitê Solidariedade:
fomentando redes de economia solidária em meio à crise do covid-19
DOI:
https://doi.org/10.21166/rext.v8i16.2158Palavras-chave:
Pandemia, Economia Solidária, Comunicação, Mídias SociaisResumo
O projeto de extensão Educomunicar: Comunicação, Educação e Economia Solidária objetivava organizar, articular e realizar ações de educação em Economia Solidária e Comunicação Popular, utilizando-se de experiências de tecnologia social e possibilitando aos envolvidos desenvolverem habilidades de comunicação e divulgação. Com a crise gerada no Brasil pela pandemia do COVID-19, inúmeros/as trabalhadores/as dos empreendimentos econômicos que compõem a Rede de Economia Solidária do Vale do Itajaí (RESVI) tiveram suas atividades paralisadas, comprometendo a geração de renda. Nesse contexto, a RESVI e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) criaram o Comitê Solidariedade – Redes de Economia Solidária como Alternativa à Crise do Covid-19, com o objetivo de organizar doações, arrecadar contribuições e fomentar a cooperação econômica através do estabelecimento de um sistema de trocas e/ou aquisição de produtos e de serviços de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). Para tornar isso possível, uma equipe de voluntários, extensionistas da FURB (docentes e discentes), se dispuseram a planejar, organizar e implementar diversas ações e, em conjunto com a equipe do projeto Educomunicar, através da utilização das mídias sociais Instagram e Facebook, foram arrecadados recursos que atenderam mais de 150 famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, foram estabelecidas relações de parceria com várias organizações sociais e fomentados intercâmbios econômicos associativos e colaborativos entre os Empreendimentos de Economia Solidária. Isso mostra que o uso sistemático das mídias sociais contribuiu para circular dados e informações, além de poder mobilizar e aproximar virtualmente as pessoas em prol de um objetivo comum, potencializando as ações de extensão.
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