Caracterização da frente de avaliação psicológica do projeto de suporte psicológico covid-19
DOI:
https://doi.org/10.21166/rext.v8i16.2157Palavras-chave:
Avaliação psicológica , Pandemia, HADS , OQ-45, Atendimento emergencialResumo
Pesquisas psicológicas em situações emergenciais exigem escolha de instrumentos de rápida e fácil aplicação que avaliem os resultados das intervenções. O objetivo deste estudo foi apresentar a frente de avaliação “Suporte Psicológico COVID-19” da Universidade Estadual de Londrina, que foi criado para oferecer atendimento psicológico emergencial para profissionais da saúde e para a população em geral, que tenham sido afetadas pela pandemia. O processo de estruturação da frente foi desenvolvido em três fases: Fase 1: Levantamento bibliográfico; Fase 2: seleção de instrumentos; Fase 3: elaboração de formulários, material instrucional e rotina de atividades da frente. Identificou-se que os profissionais afetados pela COVID-19, submetidos aos programas de atendimento emergencial, apresentam as seguintes alterações emocionais: estresse agudo, luto, sintomas depressivos e ansiogênicos, propensão ao suicídio, comportamentos violentos, abuso de substâncias psicoativas, predisposição ao pânico, entre outras. Pelos motivos expressos, foram selecionados o Outcome Questionnaire (OQ-45) e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). O OQ-45 possui 45 itens que avaliam três domínios: desconforto subjetivo, relacionamentos interpessoais e papéis sociais. A escala HADS possui 14 questões que avaliam os sintomas de ansiedade e depressão. Uma análise correlacional foi realizada a fim de avaliar as relações entre as variáveis dos dois testes utilizados. Identificaram-se correlações positivas estatisticamente significantes entre os testes, embora cada instrumento permita tratar os dados de forma mais consistente em aspectos específicos. Concluiu-se que os instrumentos selecionados se mostraram satisfatórios quanto à identificação e acompanhamento dos indicadores de sofrimento psicológicos dos pacientes.
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