Pet Solos da Universidade Estadual de Santa Cruz na difusão da ciência do solo em cenário pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v8i16.2122

Palavras-chave:

Mídias sociais, Educação em solos, Plataformas digitais

Resumo

A difusão da ciência do solo é sem dúvida uma prática fundamental de sensibilização quanto à importância do solo como o componente da Terra que sustenta a Biosfera. Dessa forma, o Programa de Educação Tutorial - PET Solos da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) atua, desde 2010, popularizando a Ciência do Solo com suas ações de ensino/extensão. No entanto, o distanciamento social, como medida para conter a pandemia do Coronavírus SARS-CoV-2, impôs a necessidade de uma nova forma de diálogo e aproximação com o público atendido pelo grupo. Assim, as mídias sociais, que eram utilizadas apenas como plataformas de divulgação, ganharam uma identidade visual e foram adaptadas para a realização de lives, eventos científicos, publicações e disponibilizações de vídeos didáticos, jogos e cartilhas. As estratégias de publicação on-line das ações de extensão basearam-se na regularização da frequência, definição do melhor dia e horário de acordo com o engajamento do público e escolha de conteúdos atuais. A adoção de um novo formato de comunicação do PET Solos com a comunidade acadêmica pelas redes sociais se revelou promissora, considerando-se o aumento expressivo no número de participantes em eventos promovidos, seguidores no Instagram, inscrições no canal do YouTube, e visualizações dos vídeos e lives publicadas. Além disso, são imensuráveis as habilidades desenvolvidas pelos integrantes do grupo que, ao se reinventarem diante de um cenário pandêmico, transformaram as ações de ensino/extensão planejadas para a modalidade presencial, em formato on-line.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BEHAR, P. A. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, v.14, n.8, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-ucacao-a--distancia/. Acesso em: 15 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é Covid-19. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acesso em: 15 abr. 2021.

CARNEIRO, L. A. R.; W., FRANÇA, G.; PRATA, D. N. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5485

FONSECA, J. Tipografia & Design gráfico: Design e produção de impressos e livros. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2014. 312p.

OLIVEIRA, R. S.; ARAÚJO, A. C.; SANTOS, G. D.; MOREAU, A. M. S. S. A Ciência do Solo nas redes sociais e novas mídias. Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, 9ª, 2018, Dois Vizinhos. Educação em Solos no meio rural: entre as escolas e a extensão. Dois vizinhos: UTFPR, p. 90-93, 2018.

SOBRINHO, A. B. F.; BARBOSA, A. M. Criatividade no Instagram como ferramenta de inovação para as organizações. Signos do Consumo, v. 6, n. 1, p. 125-137, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v6i1p125-137

VÁSQUEZ, R. P. Identidade de marca, gestão e comunicação. Organicom, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 198-211, 14 dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138952

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

ARAÚJO, A. C. de; JESUS, A. A. de .; SANTOS, G. D. .; OLIVEIRA , L. D. de .; MOREAU, A. M. S. dos S. . Pet Solos da Universidade Estadual de Santa Cruz na difusão da ciência do solo em cenário pandêmico . Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 8, n. 16, p. 82–97, 2021. DOI: 10.21166/rext.v8i16.2122. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/2122. Acesso em: 4 fev. 2023.