Programa de Extensão em Atenção Plena e o uso de mídias digitais para promoção de bem-estar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v8i16.2120

Palavras-chave:

Mindfulness, Respiração, Meditação, Mídia digital, Autoconsciência

Resumo

Atenção Plena é o termo em português, originado de mindfulness, utilizado para designar a prática de atividades conscientes, utilizando a respiração como âncora para manter a atenção no momento presente. É uma prática cujos benefícios são comprovados na redução de sintomas de estresse e ansiedade. O objetivo deste artigo é relatar as ações do “Programa Atenção Plena: a consciência para o aqui e agora” e a forma como as mídias digitais foram imprescindíveis para seu alcance na comunidade acadêmica. O Programa Atenção Plena é um programa de extensão executado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. O Programa foi elaborado e realizado durante a pandemia ocasionada pela COVID-19. Semanalmente foram produzidos vídeos e textos orientando a prática de Atenção Plena, baseada no programa de oito semanas do livro Atenção Plena – Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético, de Mark Williams e Danny Penman. Os vídeos foram publicados nos websites institucionais, no canal do Youtube do Campus Bento Gonçalves, nos perfis do Instagram e Facebook e enviados via e-mail institucional para servidores e discentes. Como resultados, tivemos boa aceitação da comunidade, longo espectro de alcance, produção de materiais e legado institucional, divulgação sobre estratégias de cuidado em saúde e aproximação de outros profissionais com interesses correlatos. O formato virtual limitou apenas o acompanhamento e a avaliação individuais e sugerimos ampliar ações com novos projetos de pesquisa, ensino e extensão utilizando a metodologia e recursos apresentados de forma complementar.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

PASINI, J.; ANDRADE, A. M. J. de. Programa de Extensão em Atenção Plena e o uso de mídias digitais para promoção de bem-estar. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 8, n. 16, p. 224–232, 2021. DOI: 10.21166/rext.v8i16.2120. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/2120. Acesso em: 2 fev. 2023.