O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAR A PRÁTICA DOCENTE: APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES DE 1º GRAU NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Iris Tuty Dalcanale Araujo Instituto Federal Catarinense
  • Simone Catafesta Instituto Federal Catarinense
  • Fátima Peres Zago de Oliveira Instituto Federal Catarinense
  • Solange Aparecida de Oliveira Hoeller Instituto Federal Catarinense
  • Ruy Piehowiak

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v0i4.20

Resumo

Esse trabalho apresenta relato da experiência do Estágio Supervisionado II, do Curso de Matemática-Licenciatura do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Rio do Sul, realizado na Escola de Educação Básica Paulo Zimmermann de Rio do Sul/SC, em uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental, de julho a agosto de 2012. O objetivo do estágio foi aplicar os saberes/conhecimentos adquiridos na formação acadêmica, relacionando teoria e prática, enquanto que o objetivo relacionado ao conteúdo foi o aprendizado dos alunos sobre função de 1º grau. As etapas metodológicas aplicadas foram: diferenciação de equação, expressão e função, plano cartesiano, conceitos e construção de gráficos, com pesquisa e levantamento de dados extraclasse e avaliação. Desse modo, o contexto abordado permitiu a compreensão de propostas que podem auxiliar professores e alunos a compreenderem melhor o conceito, características e aplicações de funções, enfatizando a importância de trabalhar temas relacionados à realidade do aluno, contextualizados e possibilitando a interpretação dos conceitos matemáticos. 

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Referências

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Publicado

24-09-2019

Como Citar

ARAUJO, I. T. D.; CATAFESTA, S.; OLIVEIRA, F. P. Z. de; HOELLER, S. A. de O.; PIEHOWIAK, R. O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAR A PRÁTICA DOCENTE: APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES DE 1º GRAU NO ENSINO FUNDAMENTAL. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, n. 11, p. 14–21, 2019. DOI: 10.21166/rext.v0i4.20. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/20. Acesso em: 15 maio. 2025.

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