O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAR A PRÁTICA DOCENTE: APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES DE 1º GRAU NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21166/rext.v0i4.20Resumo
Esse trabalho apresenta relato da experiência do Estágio Supervisionado II, do Curso de Matemática-Licenciatura do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Rio do Sul, realizado na Escola de Educação Básica Paulo Zimmermann de Rio do Sul/SC, em uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental, de julho a agosto de 2012. O objetivo do estágio foi aplicar os saberes/conhecimentos adquiridos na formação acadêmica, relacionando teoria e prática, enquanto que o objetivo relacionado ao conteúdo foi o aprendizado dos alunos sobre função de 1º grau. As etapas metodológicas aplicadas foram: diferenciação de equação, expressão e função, plano cartesiano, conceitos e construção de gráficos, com pesquisa e levantamento de dados extraclasse e avaliação. Desse modo, o contexto abordado permitiu a compreensão de propostas que podem auxiliar professores e alunos a compreenderem melhor o conceito, características e aplicações de funções, enfatizando a importância de trabalhar temas relacionados à realidade do aluno, contextualizados e possibilitando a interpretação dos conceitos matemáticos.Downloads
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Referências
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