Relatos de Extensão: um projeto online com práticas do yoga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v8i15.1744

Palavras-chave:

Yoga online , Extensão , Ensino Tecnológico

Resumo

Este relato de experiência sintetiza as atividades desenvolvidas em um projeto de Extensão, realizado em seis encontros on-line organizados por servidoras de uma instituição tecnológica de ensino, discentes e pessoas da comunidade externa. A proposta foi demanda de estudantes que participaram da modalidade presencial do referido projeto. Objetivamos a divulgação do Yoga enquanto exercício saudável durante a pandemia de COVID-19, em 2020, através de práticas semanais cujos temas foram apontados pelo grupo ao longo dos encontros: o que é o Yoga; concentração; aprendizagem; positividade; Yoga laboral; a importância da respiração. As inscrições e aulas foram realizadas em plataformas virtuais abertas para a comunidade. O formulário de cadastro permitiu delinear os hábitos de saúde e as percepções dos/as participantes quanto ao momento pandêmico e as suas expectativas em relação ao Yoga. Apresentamos o processo de desenvolvimento, os registros de cada encontro e as reflexões sobre essa atividade de Extensão. Os resultados indicaram que o Yoga é um elemento importante para atividades extensionistas, na medida em que promoveu uma ação saudável, aproximando servidores/as, estudantes e comunidade externa num contexto ímpar de adoecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Sara de Lima Dias, Universidade Tecnologia Federal do Paraná

Títulação: Pós Doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha)

Vinculo Institucional- Docente e Coordenado do Curso de Pós graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do paraná- UTFPR

Aline Tschoke , Instituto Federal do Paraná

Titulação: Doutora em Educação Física – Universidade Federal do Paraná

Vinculo Institucional- Docente- Instituto Federal do Paraná- IFPR, campus Paranaguá

Jucelia Cristiane Gonçalves Ferrarini, Instituto Federal do Paraná

Títulação:  Graduanda de Tecnologia em Gestão Ambiental - IFPR- Instituto Federal do Paraná- IFPR, campus Paranaguá

Vinculo Institucional- Estudante - IFPR- Instituto Federal do Paraná- IFPR, campus Paranaguá

Mariana Corrêa de Azevedo, Instituto Federal do Paraná

Títulação: Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

 Vinculo Institucional- docente substituta no Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá.

Mariana Cordeiro Clarinda, Instituto Federal do Paraná

Títulação:  Estudante do Curso Técnico em Meio Ambiente- IFPR- Instituto Federal do Paraná- IFPR, campus Paranaguá

Vinculo Institucional- Estudante - IFPR- Instituto Federal do Paraná- IFPR, campus Paranaguá

Paula Corrêa de Azevedo, Universidade Católica do Paraná

Títulação:  Pós graduada em Design Educacional: Criatividade, Inovação e Tecnologias pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR

 Vinculo Institucional- Designer autônoma

Perola Machado de Souza, Yoga Ashram

Títulação: Formação em Yogaterapia – Faculdades Integradas Espírita

 Vinculo Institucional- Instrutora  e palestrante de Yoga e mediadora em cursos de formação de instrutores de Yoga

Referências

BARROS, Nelson Filice de et al. Yoga e promoção de saúde. Ciência & Saúde Coletiva. vol. 19, n. 04. Rio de janeiro, abr. 2014.

BDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Portal. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=Yoga+nas+escolas&type=AllFields&filter%5B%5D=dc.subject.por.fl_str_mv%3A%22Ioga%22. Acesso em: 01 set. 2020.

CONIF - CONSELHO NACIONAL DA REDE FEDERAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTIFICA E TECNOLÓGICA (Brasil). Contribuições para a Política de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Brasília, 2015. Disponível em: http://portal1.iff.edu.br/extensao-e-cultura/arquivo/2016/xiii-forproext-contribuicoes-para-a-politica-de-extensao-da-rede-federal-de-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica-2015.pdf/view. Acesso em: 30 dez.2020.

DIAS, Maria Sara de Lima; BROGNOLI, Paula Caldas; HAMM, Larissa Ricarte de Figueiredo; SILVA NETO, Pedro Moreira da. Extensão universitária em tempos de COVID-19: um relato de experiência no projeto (TUTOR). Revista Extensão & Sociedade, v. 12, n. 1, p. 247-255, 4 set. 2020.

FORPROEX - I Encontro de pró-reitores de extensão das universidades públicas brasileiras, 1987, Brasília. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf> Acesso em: 23 mai. 2021.

GUERRA, Cecilia; ROVETTO, María. Yoga em la escuela. Una experiência em la ciudad de Rosario. Praxis Educativa. vol. 24, n 2. jun. 2020.

ISASI, Silvia Moratalla; GALAN, Aranzazu Carrasco; ROMERO, Cristina Sanchez. El Yoga: estratégia para la mejora de la convivencia y de la participacion activa em la vida social de la instituicion em la etapa de educacion inical. Educação, vol. 28 n. 55, Conjunto Lima. 2019.

PAL, Gopal Krushna. Yoga to Combat and Prevent COVID- 19. International Journal of Clinical and Experimental Psysiology, vol.7, n.2, p. 46- 47, abr.-jun. 2020.

SIEGEL, Pâmela. Yoga e Saúde: O desafio da introdução de uma prática não convencional no SUS. Universidade Estadual de Campinas. 2010. 217 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Medicina Preventiva e Social. Campinas. 2010.

SHIRAISHI. Juliana Costa. Perfil dos praticantes de ioga em um ambiente universitário. Revista Ciência em Extensão. v. 9, n. 3, p. 53-60, 2013.

SOUZA, Perola Machado de. Yogaterapia. Portal Yoga Asharan. Disponível em: https://yogacomunity.blogspot.com/p/eventos.html. Acesso em: 30 dez. 2020.

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

CARVALHO, E. R.; DIAS, M. S. de L. .; TSCHOKE , A. .; FERRARINI, J. C. G. .; AZEVEDO, M. C. de; CLARINDA, M. C.; AZEVEDO, P. C. de; SOUZA, P. M. de. Relatos de Extensão: um projeto online com práticas do yoga. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 8, n. 15, p. 231–246, 2021. DOI: 10.21166/rext.v8i15.1744. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1744. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos