Projeto bioquímica do pão: Interdisciplinaridade da panificação no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v7i14.1238

Palavras-chave:

Projeto de extensão , Processamento de alimentos , Tecnologia de Alimentos , Empreendedorismo

Resumo

Uma estratégia pedagógica que pode ser adotada pelas escolas para auxiliar os alunos na
aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula são as aulas práticas. Porém, é notório que, em muitas escolas públicas do Brasil, o aluno não tem oportunidade para vivenciar atividades práticas, principalmente aquelas que exigem estrutura laboratorial. Nesse sentido, este projeto de extensão teve como objetivo integrar conteúdos de química e biologia do Ensino Médio com atividades práticas do setor de panificação, proporcionando oportunidades aos alunos de escolas públicas a desenvolverem atividades de produção, capacitação e pesquisa na Universidade Federal de São João Del-Rei, em Sete Lagoas-MG. Participaram do projeto trinta e três alunos do Ensino Médio de Escolas Estaduais de Sete Lagoas e de Prudente de Morais no período de abril a dezembro de 2019. As atividades ocorreram nos laboratórios do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFSJ, onde os alunos, inicialmente, conheceram o campus e tiveram palestras sobre os cursos de graduação ofertados na unidade. Foram ministradas aulas teóricas sobre boas práticas de fabricação, panificação e empreendedorismo. Nas atividades práticas de produção foi trabalhado o processamento de diferentes pães, biscoitos, bolos e pizzas. Ao final do projeto, de acordo com o questionário de avaliação, todos os alunos demonstraram satisfação em relação ao projeto e conseguiram relacionar as atividades teóricas a práticas realizadas com os conteúdos de química e biologia, demonstrando, assim, que os objetivos do projeto foram alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABIP. Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria. Desempenho de empresas de panificação e confeitaria brasileiras em 2016. Disponível em: http://www.abip.org.br/site/sebrae/ Acesso em: 2 ago. 2020.

BARTZIK, F.; ZANDER, L. A Importância Das Aulas Práticas De Ciências No Ensino Fundamental. Arquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p.31-38,2016

COSTA, M.; LOPES, M. Despertando a atitude empreendedora: uma análise em escolas públicas do ensino médio. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 18 fev. 2020.

MAXIMIANO, A. C. A. Empreendedorismo. São Paulo: Pearson Pratice Hall, 2012. p. 4

NASCIMENTO, F. S.; COUTINHO, T. C.; PINHEIRO, J. A. Exame nacional do ensino médio–ENEM: um olhar dos discentes do 3 ano do ensino médio e sua preparação para o ingresso no ensino superior. Educação em Revista, v. 14, n. 2, p. 69-92, 2013.

OLIVEIRA, A. I. D.; MESQUITA, E. C.; SILVA, L. A. S.; CARVALHO, C. V. M. O uso da experimentação nas séries iniciais do ensino médio para abordagem de conteúdos químicos. Ciclo Revista, v. set., n.1, p.1-6, 2016.

PINTO, D. O. Interdisciplinaridade na Educação: O Impacto e Importância de adotar. Blog Lyceum. 2019. Disponível em: https://blog.fastformat.co/como-fazer-citacao-de-artigos-online-e-sites-da-internet/. Acesso em: 10 ago. 2020.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Guia de implementação da panificação: Diretrizes para avaliação da qualidade e classificação. Associação Brasileira de Normas Técnicas e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (ABNT/SEBRAE). – Rio de Janeiro: Sebrae, 2015. 53 p.

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

MENDES, L.; SAMPAIO RIGUEIRO UBALDO, J. C. .; MACHADOTROMBETE, F. . Projeto bioquímica do pão: Interdisciplinaridade da panificação no Ensino Médio. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 7, n. 14, p. 86–95, 2020. DOI: 10.21166/rext.v7i14.1238. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1238. Acesso em: 31 jul. 2021.

Edição

Seção

Relatos de Experiência