Tecnologia no ensino fundamental: estatística no cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.21166/rext.v7i14.1233Palavras-chave:
Tecnologia matemática, Software Calc, Gráficos, PlanilhasResumo
O presente estudo iniciou em 2018, com um trabalho proposto na disciplina de Pesquisa e Processos Educativos III, coordenado pela professora Carla Margarete Ferreira dos Santos, do Curso de Licenciatura em Matemática. O trabalho consistiu na elaboração e apresentação de uma sequência didática envolvendo conteúdo nos anos finais do Ensino Fundamental, utilizando-se uma das tendências estudadas. O estudo, de cunho qualitativo e caráter exploratório, foi desenvolvido no laboratório de informática do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio e aplicado em 2019, com uma turma de 15 alunos do 8º ano da Escola de Ensino Básico Municipal Professora Alda Santos de Vargas. Utilizou-se como sequência didática a tendência na tecnologia educacional para o ensino de estatística. Este trabalho teve por objetivos estimular a utilização da planilha eletrônica e conceitos estatísticos, por meio da coleta das alturas dos alunos; demonstrar as diversas possibilidades de se trabalhar a matemática do cotidiano; e desenvolver uma postura participativa no alunado. O resultado obtido usando esta metodologia se tornou visível com a participação de todos os alunos na atividade e a facilidade de compreensão do conteúdo.
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Referências
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
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