Tecnologia no ensino fundamental: estatística no cotidiano

Autores

  • Marcelo Jacobi Petró IFC

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v7i14.1233

Palavras-chave:

Tecnologia matemática, Software Calc, Gráficos, Planilhas

Resumo

O presente estudo iniciou em 2018, com um trabalho proposto na disciplina de Pesquisa e Processos Educativos III, coordenado pela professora Carla Margarete Ferreira dos Santos, do Curso de Licenciatura em Matemática. O trabalho consistiu na elaboração e apresentação de uma sequência didática envolvendo conteúdo nos anos finais do Ensino Fundamental, utilizando-se uma das tendências estudadas. O estudo, de cunho qualitativo e caráter exploratório, foi desenvolvido no laboratório de informática do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio e aplicado em 2019, com uma turma de 15 alunos do 8º ano da Escola de Ensino Básico Municipal Professora Alda Santos de Vargas. Utilizou-se como sequência didática a tendência na tecnologia educacional para o ensino de estatística. Este trabalho teve por objetivos estimular a utilização da planilha eletrônica e conceitos estatísticos, por meio da coleta das alturas dos alunos; demonstrar as diversas possibilidades de se trabalhar a matemática do cotidiano; e desenvolver uma postura participativa no alunado. O resultado obtido usando esta metodologia se tornou visível com a participação de todos os alunos na atividade e a facilidade de compreensão do conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

JACOBI PETRÓ, M. Tecnologia no ensino fundamental: estatística no cotidiano. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 7, n. 14, p. 77–85, 2020. DOI: 10.21166/rext.v7i14.1233. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1233. Acesso em: 31 jul. 2021.

Edição

Seção

Relatos de Experiência