Requalificação da mão de obra: atuação do Programa Construção +

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v7i14.1225

Palavras-chave:

Capacitação, Construção Civil, Extensão, Requalificação

Resumo

O conceito de qualificação profissional está em evidência no cenário da construção civil. É preocupação notória, tendo em vista que durante muito tempo houve preferência das empresas pela contratação de profissionais com pouca qualificação por apresentarem baixa pretensão salarial. De acordo com a Globaltec (2017), mais de 70% das empresas vinculadas à construção civil encontram entraves que dificultam a contratação de profissionais capacitados para a execução de suas obras. Nesta perspectiva, irrompem programas universitários direcionados à capacitação da mão de obra deste mercado, com o intuito de contribuir para minimização deste déficit, que ainda é realidade no país. O Construção+ é um programa que alia ensino, pesquisa e extensão, desenvolvido na cidade de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. Propõe como seu objetivo primordial a requalificação da mão de obra da construção civil da região por meio do fornecimento de aulas teóricas e práticas gratuitas. Além da abordagem técnica a respeito de temas do cotidiano dos profissionais inscritos nos cursos, busca-se promover a troca de experiências que sejam enriquecedoras do conhecimento prático dos cursistas, bem como o embasamento teórico dos facilitadores. Essas trocas ocorrem, muitas vezes, por meio de informações de procedimentos executivos no canteiro de obras e no surgimento de novas metodologias no setor da construção civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAMBERG, Paula. Um programa social de extensão como espaço de formação de alunos de engenharia. Anais do XXXIV COBENGE. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, n. 2, p. 50-57, setembro de 2006.

CARVALHO, Bruno Franklin Moreira. Capacitação de mão de obra para a construção civil. 2011.71p. Monografia, curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Ceará, 2011.

CAVALCANTE, André Murilo Souza. Treinamento como ferramenta estratégica para o crescimento organizacional. Artigo (Professor em Administração de Empresas) – Faculdade Novo Milênio. ES. 2004.

CAVALCANTE Victor Cunha. Sistematização e incorporação de elementos gerenciais tácitos à linha de balanço de uma empresa para planejamento de edifícios altos. 2010. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Ceará, 2010.

CBIC-CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PIB Brasil e Construção Civil, 2016. Disponível em: http://www.cbicdados.com.br/menu/pib-e-investimento/pib-brasil-econstrucao-civil. Acesso em: 20/04/2020.

GLOBALTEC. 5 Problemas da falta de profissionais capacitados na construção. Disponível em: https://www.globaltec.com.br/2017/11/02/5-problemas-da-falta-de-profissionais-capacitados-na-construo/. Acesso em 12/08/2020

LIMA, Cleverson Alves; RIBEIRO, Carolina Santos; YANAGA, Annie Akemi Palandi; TARÔCO, Ana Luísa Araújo; RIBEIRO FILHO, Geraldo Brownw; CARVALHO, Aline Werneck Barbosa. Projeto Habitat – Oficinas de Capacitação para Construção Civil em Viçosa-MG. Revista Extensão & Cidadania, Vitória da Conquista, v. 1, n. 2, p. 155-171 jul/dez. 2013.

MARCONDES, Carlos Gustavo Nastari. Série de cadernos técnicos da agenda parlamentar: programas de qualificação de mão de obra. CREA-PR, 2016. 24p.

MARIM, Sérgio Pazolini. Absenteísmo dos funcionários do setor de construção civil do estado do Espírito Santo. 2012. 72 p. Dissertação (Mestrado em Administração). - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas, Instituto de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças, Vitória, 2012.

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CEFET-MG forma trabalhadores para a construção civil - 06 de agosto de 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/33995-progest

Acesso em: 20/04/2020.

PAIVA, Mônica Souto; SALGADO, Mônica. Santos. Treinamento das equipes de obras para implantação de sistemas da qualidade. 2003. XII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Ouro Preto, Minas Gerais.

PEREIRA, Eduardo Silva. Análise das estatísticas de acidentes do trabalho na construção civil. Artigo. Informe de Previdência Social: Brasília, 2014. 44p.

PRIORI JUNIOR, Luiz. Ações para a melhoria da satisfação do trabalhador em canteiros de obra. 2007. 181 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.

SILVA FILHO, Horácio Penteado de Faria. O empresariado e a educação. In: FERRETI, Celso João et al (Org). Tecnologia, trabalho e educação: um debate multidisciplinar Petrópolis: Vozes, 1994.

TOKARSKI, Rosângela Basso. Um estudo sobre escolaridade e atuação profissional de operários da construção civil em Canoinhas. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens Adultos PROEJA. Canoinhas, 2015.

VILLAR, Lúcio Flávio de Souza; GOMES, Maíra Trindade; LUZ, Denis Botelho Victor; Sílvia Regina de Alvarenga Martins, Leandro Emanuel Alves Pereira Fróes. Panorama da Construção Civil: Cursos de Qualificação de Mão de obra são realmente desejados? Anais do 7º Encontro de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

DE JESUS LOURENÇO, G.; FERREIRA DE REZENDE COSTA, I.; DE OLIVEIRA COSTA NETO, A.; ALVES RODRIGUES , J.; LETÍCIA SILVA CARVALHO, S.; DE SOUZA FERREIRA, A. L.; CRISTINE LIMA SALES, D. . Requalificação da mão de obra: atuação do Programa Construção +. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 7, n. 14, p. 154–169, 2020. DOI: 10.21166/rext.v7i14.1225. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1225. Acesso em: 26 set. 2021.

Edição

Seção

Relatos de Experiência