Estudo sobre estratégias para a compreensão leitora
DOI:
https://doi.org/10.21166/rext.v0i11.12Resumo
A tese defendida e aprovada em 2015 sobre estratégias para a compreensão leitora com estudantes do 6º ano do ensino fundamental foi desenvolvida a partir da pesquisa experimental em psicolinguística com um grupo de estudantes da Escola de Educação Básica Eliseu Guilherme, em Ibirama, na forma de uma oficina realizada em 2014 através de uma ação de extensão decorrente de projeto aprovado pelo Instituto Federal Catarinense.
Downloads
Métricas
Referências
BAKER, Linda. Metacognition. dez, 2009. Education.com. Disponível em: <http://www.education.com/reference/article/metacognition/>. Acesso em: 3 abr. 2013. Não paginado.
______; BROWN, Ann L. Cognitive monitoring in reading. In: FLOOD, J. (Ed.). Understanding reading comprehension: cognitive, language and the structure of prose. Newark, Delaware: International Reading Association, 1984. p. 21-44.
BORUCHOVITCH, Evely. Algumas estratégias de compreensão em leitura de alunos do ensino fundamental. Psicologia escolar e educacional, Campinas, v. 5, n. 1, jun. 2001. p. 19-25.
______; MECURI, Elizabeth. A importância de sublinhar como estratégia de estudo. Tecnologia Educacional, v. 28, n. 144, jan., fev., mar., 1999, p. 37-40.
BROWN, A. Metacognitive development in reading. In: SPIRO; R. J.; BRUCE, B. C.; BREWER, W.F. (Ed.). Theoretical issues in reading comprehension. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associate Publishers, 1980.
DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca de; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Silvia Nara Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação. FAE/PPGE/UFPel. Pelotas, n. 45, maio-ago. 2013. p. 57-67.
DUKE. Nell K.; PEARSON, P. David. Effective Practices for Developing Reading Comprehension. In: A. E. FARSTRUP & S. J. SAMUELS (Orgs.) What Research Has to Say About Reading Instruction. Newark, Internacional Reading Association. 2002, p. 205-242.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Leitura silenciosa. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro. Glossário do Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/CEALE Faculdade de Educação, 2014.
GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. (Org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.
KLEIMAN, Ângela B. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.
______. Desvendando os segredos do texto. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
KOPKE FILHO, Henrique. Estratégias em compreensão da leitura: conhecimento e uso por professores de língua portuguesa. 2001. 148 f. Tese (Doutorado em Linguística). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001.
______. Repertório de estratégias de compreensão da leitura e conhecimentos metacognitivo de professores de Língua Portuguesa. Psicol. Esc. Educ. 2002, vol.6, n.1, p. 67-80.
LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1996.
MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo: UNESP, 1996.
______; KOLINSKY, Régine; GRIMM-CABRAL, Loni. A aprendizagem da leitura segundo a psicolinguística cognitiva. In: TOMITCH, L. M. B.; RODRIGUES, C. Linguagem e cérebro humano: contribuições multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 53-70
PEARSON, P. David; GOODIN, Susie. Silent reading pedagogy: a historical perspective. In: HIEBERT, Elfrieda H.; REUTZEL, D. Ray. Revisiting silent reading: new directions for teachers and researches. Reading essentials reprint series. Santa Cruz, CA: TextProject, Inc., 2014. p. 3-23
ROBB, Laura. Reading strategies that work: teaching your students to become better readers. New York: Scholastic Professional Books, 1996.
RUMELHART, David. Schemata: de building blocks of cognition. In: SPIRO, B. BRUCE & W.F. BREWER (Eds.), Theoretical Issues in Reading and Comprehension. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1981.
SCHARDOSIM, Chris R. Compreensão leitora em alunos da 5ª série do ensino fundamental. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis/SC, 2010.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Introdução à psicolinguística. São Paulo: Ática, 1991. Série Fundamentos. n. 71
SHIH, May. Beyond comprehension exercises in the ESL academic reading class. Tesol Quarterly, vol. 26, n. 2, Summer 1992. p. 289-318.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, Ana Cláudia de; GARCIA, Wladimir Antônio da Costa. A produção de sentidos e o leitor: os caminhos da memória. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2012.
TOMITCH, Lêda Maria Braga. Aspectos cognitivos e instrucionais da leitura. In: ______. (Org.) Aspectos cognitivos e instrucionais da leitura. Bauru/SP: EDUSC, 2008. p. 13-18
VAN DIJK, Teun A. Models in memory. University of Amsterdam, 1988. In: KOCH, Ingedore (Org.). Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, 1992.
WRIGHT, Gary; SHERMAN, Ross; JONES, Timothy B. Developmental considerations in transferring oral reading skills to silent reading. In: HIEBERT, Elfrieda H.; REUTZEL, D. Ray. Revisiting silent reading: new directions for teachers and researches. Reading essentials reprint series. Santa Cruz, CA: TextProject, Inc., 2014. p. 57-66
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.