Cultivando com mãos especiais

Autores

  • Bruna de Assis Pereira Intituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul
  • Alexandra Goede de Souza Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul https://orcid.org/0000-0002-0572-0205
  • Daniela Münch Intituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul
  • Orlando Bara Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul
  • Leonardo de Oliveira Neves
  • Marisete Looz Gutz Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v7i14.1149

Palavras-chave:

Inclusão social, APAE, Horta , Produção agroecológica

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência dos estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Agroecologia Rural Sustentável, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Rio do Sul, com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Tal intento foi concretizado a partir da implantação de uma horta, utilizando princípios agroecológicos no manejo do solo e das plantas, focando na alimentação saudável e na preservação do meio ambiente. O projeto teve início em 2015, nas dependências da APAE do município de Rio do Sul/ SC, com duração de cinco anos (2015 a 2019). Os encontros foram realizados duas vezes por semana, com duas horas cada, e participação média de 15 alunos de várias faixas etárias e diferentes deficiências psicomotoras. Durante a realização do projeto foram desenvolvidas diversas atividades como, por exemplo, construção da horta, produção de mudas, plantio e manejo de plantas, além da colheita e consumo dos alimentos produzidos pelos alunos do projeto. No decorrer das atividades, ficou evidente o efeito benéfico do projeto no desenvolvimento e crescimento das pessoas envolvidas, não somente dos alunos da APAE, mas de todos os estudantes e profissionais participantes. Além disso, o projeto permitiu a experimentação da extensão pelos estudantes e a inserção do IFC – Campus Rio do Sul na sociedade como protagonistas do desenvolvimento e da inclusão social, corroborando a essência do projeto de extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna de Assis Pereira, Intituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Agroecologia Rural Sustentável, acadêmica do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul

Alexandra Goede de Souza, Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

Ttutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Agroecologia Rural Sustentável Agroecologia, docente do Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul, doutora em Produção Vegetal

Daniela Münch, Intituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Agroecologia Rural Sustentável, acadêmica do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul

Orlando Bara, Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Agroecologia Rural Sustentável, acadêmica do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul

Leonardo de Oliveira Neves

Colaborador do Programa de Educação Tutorial (PET) Agroecologia Rural Sustentável Agroecologia, docente do Departamento de Agronomia do Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul, doutor em Agronomia

Marisete Looz Gutz, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

Professora na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Graduada em pedagogia

Referências

ARRUDA, A.G. Saúde mental na comunidade: A Terapia Comunitária como Dispositivo de Cuidado. 2010. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Saúde Pública, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: http://www.uece.br/cmasp/dmdocuments/AM%C3%81LIA%20GON%C3%87ALVES%20ARRUDA.pdf

Acesso em: 02 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais (PCN) - Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ . Acesso em: 13 mar.2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Regulamenta o Programa de Educação Tutorial (PET). Portaria n. 976 de 27 de julho de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Seção 1, p.40. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/232-programas-e-acoes-1921564125/pet-programa-de-educacao-tutorial-645721518/12227-legislacao-pet?Itemid=164. Acesso em: 13 mar. 2020.

BORGES, T.B.; PAIVA, S.R. de. Utilização do jardim sensorial como recurso didático. Revista Metáfora Educacional, n.7, p. 27-39, 2009.

CAMARGO, R. de. et al. Uso da hortoterapia no tratamento de pacientes. Enciclopédia, v.11, n.22, p.3634-3643, 2015.

CECANE/UFOP. Agroecologia: Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar. Brasil: Universidade Federal de Ouro Preto. 2012. 24p. Disponível em:

http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/Agroecologia%20-%20Centro%20Colaborador%20em%20Alimenta%C3%A7%C3%A3o%20e%20Nutri%C3%A7%C3%A3o%20do%20Escolar%20CECANE-UFOP%202012.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020

DIELEMAN, H. Urban agriculture in Mexico City: balancing between ecological, economic, social and symbolic value. Journal of Cleaner Production, v.163, n.1, p.153-163, 2017. Disponível em: Doi: 10.1016/j.jclepro.2016.01.082. Acesso em: 15 marc. 2020.

FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM. 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em: 14 mar.2020.

FOURNIOL FILHO, A. Pacientes especiais e a odontologia. São Paulo: Santos, 1998. São Paulo: Santos, 1998. 472p.

LEONEL, W.H.S.; LEONARDO, N.S.T. Concepções de professores da educação especial (APAEs) sobre a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual: um estudo a partir da teoria vigotskiana. Revista Brasileira de Educação Especial, v.20, n.4, p.541-544, 2014.

MATSUDA, S. da C. et al. A ludic garden with medicinal, aromatic, fruitful and ornamental plants might be a useful tool in science teaching. Cadernos de Agroecologia, v.8, n.2, p.1-5, 2013.

NODARI, R.O.; GUERRA, M.P. A agroecologia: estratégias de pesquisa e valores. Revista de Estudos Avançados, v.29, n.83, p.183-207, 2015.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Relatório Mundial sobre Deficiência. 2011. Disponível em: https://www.who.int/disabilities/world_report/2011/report.pdf?ua=1. Acesso em: 16 mar. 2020.

PACHECO, E.M. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília, DF: MEC/SETEC, 2010.

RIGOTTI, M. Horticultura terapia – terapia através das plantas, natureza e jardinagem. 1 ed. Botucatu, SP. 2011. 191p.

ROSOL, M.; SCHWEIZER, P. Ortoloco Zurich Urban agriculture as an economy of solidarity. Urban and Per-Urban Agriculture, v.16, n.6, p.713-724, 2012. Disponível em:

https://doi.org/10.1080/13604813.2012.709370. Acesso em: 15 de mar. 2020.

SOUZA, T.S. de; MIRANDA, M.B.S. Horticultura como tecnologia de saúde mental. 2017. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Medicina, Saúde Mental e Atenção Básica, Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, 2017. Disponível em:

https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/830. Acesso em: 07 fev. 2020.

TEIXEIRA, R.Z. Mãos que colhem e criam: reflexões de uma experiência de extensão popular utilizando a horta e a arte no CAPS como ferramenta para inclusão social. 2017. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cuité, PB, 2017.

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

DE ASSIS PEREIRA, B. .; GOEDE DE SOUZA, A.; MÜNCH, D. .; BARA, O. .; DE OLIVEIRA NEVES, L.; LOOZ GUTZ, M. . Cultivando com mãos especiais. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 7, n. 14, p. 122–136, 2020. DOI: 10.21166/rext.v7i14.1149. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1149. Acesso em: 26 set. 2021.

Edição

Seção

Relatos de Experiência