O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.21166/rext.v0i11.11Resumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar um relato de experiência sobre a realização do projeto de extensão direcionado a alunos com necessidades específicas da rede pública do município de Sombrio (SC). Foram envolvidos alunos das séries finais do Ensino Fundamental de duas escolas, uma estadual e outra municipal, com metodologias alternativas de ensino, utilizando materiais manipulativos e softwares, procurando atender as dificuldades de aprendizagem da Matemática escolar. O projeto em questão teve como objetivo apresentar possibilidades metodológicas para o ensino da Matemática escolar a alunos com necessidades específicas, bem como propiciar às acadêmicas do Curso Superior de Licenciatura em Matemática uma formação baseada na constante busca por novas metodologias de ensino, no sentido de desafiá-las a rever constantemente suas práticas pedagógicas, dentro de uma postura reflexiva diante das mais diversas realidades em que possam se deparar. Na realização desta experiência, apontamos como pontos positivos a experiência para as acadêmicas bolsistas, a participação dos alunos, seu interesse e a disponibilidade das escolas envolvidas. Destacamos, ainda, que os alunos envolvidos apresentavam dificuldades de aprendizagem na Matemática escolar, mas com a utilização de materiais manipulativos estes superavam suas dificuldades e conseguiam participar na sala de aula apresentando atenção e concentração nas atividades.
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