O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Margarete Farias Medeiros IFC- Campus Avançado Sombrio
  • Helen Savi Mondo de Oliveira IFC- Campus Avançado Sombrio
  • Katia Elizete Silveira IFC- Campus Avançado Sombrio
  • Elizete Maria Possamai Ribeiro IFC- Campus Avançado Sombrio
  • Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein IFC- Campus Avançado Sombrio
  • Ana Maria de Moraes IFC- Campus Avançado Sombrio
  • Alessandra Olisia Medeiros IFSC- Araranguá
  • Augusto Kurtz Raimundo UFPR- Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v0i11.11

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar um relato de experiência sobre a realização do projeto de extensão direcionado a alunos com necessidades específicas da rede pública do município de Sombrio (SC). Foram envolvidos alunos das séries finais do Ensino Fundamental de duas escolas, uma estadual e outra municipal, com metodologias alternativas de ensino, utilizando materiais manipulativos e softwares, procurando atender as dificuldades de aprendizagem da Matemática escolar. O projeto em questão teve como objetivo apresentar possibilidades metodológicas para o ensino da Matemática escolar a alunos com necessidades específicas, bem como propiciar às acadêmicas do Curso Superior de Licenciatura em Matemática uma formação baseada na constante busca por novas metodologias de ensino, no sentido de desafiá-las a rever constantemente suas práticas pedagógicas, dentro de uma postura reflexiva diante das mais diversas realidades em que possam se deparar.  Na realização desta experiência, apontamos como pontos positivos a experiência para as acadêmicas bolsistas, a participação dos alunos, seu interesse e a disponibilidade das escolas envolvidas. Destacamos, ainda, que os alunos envolvidos apresentavam dificuldades de aprendizagem na Matemática escolar, mas com a utilização de materiais manipulativos estes superavam suas dificuldades e conseguiam participar na sala de aula apresentando atenção e concentração nas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMPUDIA, Ricardo. O que é deficiência intelectual? Revista Nova escola. Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/deficiencia-intelectual-inclusao-636414.shtml> Acesso em: 11 Dez. 2015

AZEVEDO, Edith D. M. Apresentação do trabalho matemático pelo sistema montessoriano. In: Revista de Educação e Matemática, n. 3, 1979.

BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

JARDIM, Wagner Rogério de Souza. Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental. São Paulo: Loyola, 2001.

PEREIRA, Rafael Alves. A criança com TDAH e a escola. Disponível em <http://www.tdah.org.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=117:a-crian%C3% A7a-com-tdah-e-a-escola&Itemid=123&tmpl=component&print=1&lang=es#sthash. UyTRMuSS.dpuf > Acesso em: 15.out.2015.

PIMENTEL, Susana Couto. Conviver com a Síndrome de Down em Escola Inclusiva: Mediação pedagógica e formação de conceitos. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

RODRIGUES, Cinthia. Formas criativas para estimular a mente de crianças com deficiência. Revista Nova Escola. Disponível em: < http://novaescola.org.br/formacao/formas-criativas-estimular-mente-deficientes-intelectuais-476406.shtml>. Acesso em: 19. jun. 2016.

SILVA, Sandra Albano da; ARAUJO, João André Amorim de. Maria Montessori e a Criação do Material Dourado Como Instrumento Metodológico Para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais da Escolarização. Disponível em: < http://www.periodicos.uems.br/eventos/semana/arquivos/31_2011-09-05_14-28-02.pdf>. Acesso em: 20. julh. 2015.

YOKOYAMA, Leo Akio. Matemática e Síndrome de Down. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014.

Downloads

Publicado

24-09-2019

Como Citar

MEDEIROS, M. F.; OLIVEIRA, H. S. M. de; SILVEIRA, K. E.; RIBEIRO, E. M. P.; HELFENSTEIN, M. J. W.; MORAES, A. M. de; MEDEIROS, A. O.; RAIMUNDO, A. K. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, n. 11, p. 22–29, 2019. DOI: 10.21166/rext.v0i11.11. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/11. Acesso em: 14 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos