Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O(s) autor(es) declara(m) que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (*.doc), OpenOffice (*.odt). Não serão aceitos arquivos em .pdf.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

Revisado em 16/12/2020 conforme atualização das normas ABNT NBR 6022 e NBR 6023, no ano de 2018. Template disponível na biblioteca da Revista (o autor precisa fazer o login no sistema para baixar o documento). O texto do template tem dicas importantes para a elaboração de um trabalho de qualidade.

As contribuições devem ser encaminhadas de acordo com as seguintes diretrizes:

1 LINHA EDITORIAL E POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO

A revista publica trabalhos de diversas áreas do conhecimento cujo interesse é a Extensão Tecnológica e Universitária, escritos em português. Os trabalhos enviados não devem ter sido submetidos simultaneamente a outra revista. Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura. Quando houver dois ou mais artigos com a mesma autoria, de um ou mais autores, será considerado apenas um dos artigos para publicação. Serão aceitas contribuições nos seguintes gêneros do discurso:

  • Artigos originais
  • Relatos de experiência
  • Artigos de opinião
  • Resenhas

A revista recebe colaborações de docentes, técnicos administrativos e alunos. Os alunos podem publicar no sistema de coautoria compartilhada com professores ou técnicos administrativos que possuam, no mínimo, nível superior completo. Os trabalhos poderão ter até 8 autores. Os casos que ultrapassarem esse número devem ser devidamente justificados, e a aceitação do texto submetido ao periódico passará pela análise dos editores.

2 AVALIAÇÃO CEGA POR PARES:

A fim de garantir a Avaliação Cega por Pares, no envio da primeira versão da submissão, deve-se substituir o(s) nome(s) do(s) autor(es) pela expressão “Nome(s) do(s) Autor(es)”; bem como a instituição pela expressão “filiação institucional”, logo abaixo. Também é recomendada a substituição no título, resumo ou no próprio texto, dos dados da instituição, município e outros que possam prejudicar a avaliação cega. Se o artigo for aceito mediante correções, essas informações podem ser inseridas no arquivo corrigido pelos autores. Caso seja aceito sem ressalvas, as informações devem ser inseridas na etapa de edição do texto do sistema OJS.

 

  • COMO REMOVER INFORMAÇÕES PESSOAIS AO SALVAR O ARQUIVO:

    Documentos  do Microsoft Office: menu Arquivo > Informações > Inspecionar documento > Selecionar as opções que aparecem > Inspecionar > Selecionar Remover Tudo na aba Propriedades do Documento e Informações Pessoais

    Documentos do Libre Office: Selecione para sempre remover os dados de usuário das propriedades de arquivo. Se essa opção não estiver selecionada, ainda poderá remover as informações pessoais do documento atual com o botão Redefinir em Arquivo - Propriedades - Geral.

 

  • AUTORIA E FOLHA DE ROSTO: Em arquivo separado, deve ser enviada uma folha de rosto, com os seguintes dados: Titulação e instituição de conclusão; vínculo atual instituição por extenso – sigla e e-mail. 

    Incluir, na folha de rosto, um relato breve da contribuição de cada autor. Caso o trabalho seja aceito para a publicação, esse relato será incluído na seção Contribuição dos autores.  O link com orientações sobre autoria traz outras recomendações importantes e um modelo para a folha de rosto.

3 NORMAS DE FORMATAÇÃO template

  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 (um e meio), com o recuo de parágrafo de 1,5 cm;
  • O texto deve ser formatado em folha A4, título com alinhamento centralizado, corpo do texto com alinhamento justificado;
  • Configurações das margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.
  • Citação no sistema autor-data da ABNT;
  • Notas de rodapé somente explicativas;


IMPORTANTE: para evitar problemas de compatibilidade nas etapas de revisão e diagramação, os artigos deverão ser enviados em formato .doc, ou odt. Ao utilizar o sistema OFFICE, salvar o arquivo em Documento do Word 97-2003 (.doc). O formato .docx não deve ser utilizado. 

 

4 PARTES TEXTUAIS

  • título do texto em português e inglês;
  • Resumo: Deve ter de 100 a 250 palavras (a elaboração do resumo e apresentação de suas palavras-chave seguem a norma ABNT NBR 6028: 2003). Fonte Times New Roman 12, espaçamento simples entre linhas, justificado.
  • Palavras-chave: (entre 3 e 5), redigidas em português, separadas entre si por ponto, sendo a última palavra também seguida de ponto.
  • Abstract com até 250 palavras, elaborado em inglês;
  • Keywords (entre 3 e 5), redigidas em inglês, separadas entre si por ponto, sendo a última palavra também seguida de ponto.
  • Elementos textuais de um artigo: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO. Em nota, a NBR 6022:2018 estabelece que a nomenclatura dos títulos dos elementos textuais fica a critério dos autores. Para artigos e relatos de experiência, sugerimos: introdução, material e métodos (ou metodologia), resultados, discussão e conclusão. A divisão em subseções segue a norma ABNT NBR 6024, conforme template  da submissão disponibilizado na biblioteca da Revista (o autor precisa logar no sistema para baixar o documento).

 

 5 OUTRAS ORIENTAÇÕES

  • as citações: - citações diretas (que não são paráfrase) com até 3 linhas: inseridas entre aspas duplas no parágrafo do autor; as aspas simples são usadas para indicar citação dentro de citação; - citação com mais de 3 linhas: novo parágrafo, recuo de 4 cm à esquerda, espaço simples, fonte 10; - supressão de partes da citação são indicadas como: [...]; - acréscimos ou comentários inseridos na citação são separados por colchetes [sssss]; - forma de citação: sistema autor-data; se o nome do autor estiver referenciado na frase citante, indica-se apenas a data entre parênteses: Saussure (1985) afirma que ... ; se o autor não aparece referenciado na frase citante, deve ser citado entre parênteses, em letras maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação (DUCROT, 1985); as páginas citadas devem ser indicadas depois da data, como nos exemplos a seguir: Saussure (1985, p. 20) afirma que...; (DUCROT, 1985, p. 25); citação de citação deve ser indicada por apud: (BAKHTIN, 1985 apud ROJO, 2006, p. 25);
  • a lista de referências deve ser somente de obras citadas; deve ser usado o sistema de ordenação alfabética ascendente; quando a obra for de mais de 3 autores, indicar apenas o primeiro e usar a expressão et al.; título da obra em negrito (subtítulo em caracteres normais); Observações: 1) na normativa 6023/18 não se usa mais os underlines para os casos de repetição de autor; 2) as expressões “in”, “et al”, “I” passaram a ser grafadas em itálico.
  • no caso de pesquisas que envolvam seres humanos, sugere-se que o autor indique, em nota de rodapé, a aprovação do estudo por Comitê de Ética.

 

6 ILUSTRAÇÕES E TABELAS

  • As ilustrações deverão ser apresentadas no corpo do texto, logo após a primeira citação, na mesma fonte. A identificação da ilustração aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (figura, fotografia, mapa, quadro etc.), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, de travessão e do respectivo título. A  numeração é feita em algarismos arábicos e crescentes. Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) conforme a ABNT NBR 10520. No texto de identificação da ilustração e da fonte consultada, usar Times New Roman 10. 
  • As tabelas e os quadros devem ser citados no texto, inseridos o mais próximo possível do texto a que se referem, e padronizadas conforme as normas de apresentação tabular do IBGE. Tabelas apresentam geralmente valores numéricos, com dados estatísticos e ordenados em colunas e com laterais abertas. Já os quadros são voltados para informações textuais, sem cálculos, com laterais fechadas. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) conforme a ABNT NBR 10520.

7 REFERÊNCIAS

Os trabalhos devem seguir os exemplos de referências, de acordo com a NBR6023/18:

  1. monografias no todo (livros, dicionários, dissertações, teses, congressos...):
    DINA, Antonio. A fábrica automática e a organização do trabalho. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
    RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989.
  2. partes de monografia (capítulos de livros, verbetes, trabalhos apresentados em congressos...):
    NOGUEIRA, D. P. Fadiga. In: FUNDACENTRO. Curso de médicos do trabalho. São Paulo, 1974. v.3, p. 807-813.
    HALLISEY, Charles. Budismo. In: OUTHWAITE, William; BUTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX. Tradução de Eduardo Francisco Alves; Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. p. 47-49.
  3. publicações periódicas consideradas no todo (coleções, fascículos...):
    CARTA CAPITAL. São Paulo: Editora Confiança, ano 16, n. 629, jan. 2011.
  4. partes de publicações periódicas (artigo de revista e de jornal):
    OLIVEIRA, W. P. de. Judô: Educação física e moral. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 mar. 1981. Caderno de esporte, p. 7.
  5. documentos eletrônicos:
    MALOFF, Joel. A internet e o valor da "internetização". Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: http://www.ibict.br/cionline. Acesso em: 18 maio 1998.

Dossiê

Trabalhos que sirvam como referência teórica para a Extensão Tecnológica e Universitária ou trabalhos resultantes de programas, projetos ou ações de extensão, apresentando dados originais de investigação relacionados às áreas temáticas (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia, Trabalho), reunidos a partir de uma temática em comum.

Também serão aceitos projetos provenientes de ações integradas que envolvam as seguintes áreas:

  • Extensão e Ensino;
  • Extensão e Pesquisa
  • ou Extensão, Ensino e Pesquisa.

Mínimo de 3000 palavras e máximo de 10.000, incluindo referências e anexos. 

Artigos

Trabalhos que sirvam como referência teórica para a Extensão Tecnológica e Universitária ou trabalhos resultantes de programas, projetos ou ações de extensão, apresentando dados originais de investigação relacionados às áreas temáticas (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia, Trabalho).

Também serão aceitos projetos provenientes de ações integradas que envolvam as seguintes áreas:

  • Extensão e Ensino;
  • Extensão e Pesquisa
  • ou Extensão, Ensino e Pesquisa.

Mínimo de 3000 palavras e máximo de 10.000, incluindo referências e anexos. 

Relatos de Experiência

Textos que descrevam, apresentem e discutam ações e projetos de extensão. Através de um relato baseado nas atividades desenvolvidas, a seção busca dar visibilidade às práticas de extensão, apontar caminhos e destacar os avanços ocorridos na área.  Os relatos de experiência devem explicitar tais atividades, a metodologia utilizada, os resultados da intervenção, bem como o embasamento teórico da experiência. É recomendado que o marco teórico apareça na seção de introdução e seja retomado nas considerações finais, no momento da discussão sobre os resultados do projetos ou das ações de Extensão. Mínimo de 3000 palavras e máximo de 10000, incluindo-se referências e anexos. 

Artigos de Opinião

São matérias que suscitam análise e reflexão sobre temas ou ações de extensão  relevantes e apresentam, exclusivamente, a opinião do autor. Limitados a 4.000 palavras.

Resenha crítica

Revisão crítica de obra recém-publicada, com no máximo dois anos de publicação,  relacionada ao escopo da revista, orientando o leitor quanto as suas características e usos potenciais.

Limitado a 3.000 palavras.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.