Sobre a Revista
A Extensão Tecnológica @extensaotecnologica é uma publicação semestral vinculada à Editora do Instituto Federal Catarinense - Editora IFC.
A revista publica textos em Português e recebe artigos em fluxo contínuo. A submissão de textos pelo sistema online de avaliação é gratuita e não gera nenhum tipo de taxa de processamento ou publicação. Todos os artigos são avaliados com base no sistema de revisão por pares, e, para submeterem seus textos, os autores devem realizar a leitura das instruções que constam na página da Revista.
O público-alvo da Revista Extensão Tecnológica é composto por professores, estudantes e demais pessoas interessadas nas práticas extensionistas desenvolvidas por meio de parcerias entre as comunidades e as instituições de ensino.
Foco e Escopo
A Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense tem por objetivo possibilitar o intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de ações de Extensão desenvolvidas pelo Instituto, bem como por outras instituições de educação. A revista dará ênfase a artigos que sirvam como referência teórica ou empírica para a Extensão Tecnológica e Universitária, em sua indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa.
Por Extensão Tecnológica e Universitária, entende-se, basicamente, o desenvolvimento de trabalhos com a participação da comunidade não acadêmica, baseados no princípio da interação dialógica, que orienta para a prática marcada pelo diálogo e pela troca de saberes.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos submetidos a Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense serão previamente avaliados pela Comissão Editorial. Os textos que não estiverem adequados à linha editorial do periódico serão recusados e devolvidos aos seus autores.
Os artigos aceitos pela comissão serão encaminhados para análise de dois pareceristas ad hoc, profissionais experientes e especialistas nas diferentes áreas temáticas da Extensão Universitária. O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no formulário de avaliação. Os avaliadores poderão recomendar: aceitar; correções obrigatórias; submeter novamente para avaliação; rejeitar. No caso de pareceres discordantes, o trabalho será enviado a um terceiro parecerista. Os editores tomarão uma decisão baseada nos relatórios dos revisores. Em artigos ou relatos que apresentarem problemas, mesmo após as correções, os editores da revista se reservam o direito de rejeitá-lo, sem consultar outros pareceristas.
Após a aceitação, o artigo será submetido a revisão gramatical, diagramação e, em seguida, atribuído a um volume e edição para aguardar publicação.
O anonimato dos autores e pareceristas será preservado durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas. Para orientações sobre como garantir a avaliação por pares cega, acessar a aba Submissões > Diretrizes para Autores > Avaliação por pares cega.
Periodicidade
Esta publicação tem a periodicidade semestral.
1º Semestre: janeiro-junho
2º Semestre: julho-dezembro
Política de Acesso Livre
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. É permitido aos usuários ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Direitos autorais
O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. É permitido aos autores a publicação em outros meios desde aguardem a lançamento do trabalho na Revista Extensão Tecnológica e façam menção à publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) declara(m) que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
Política Antiplágio
Os artigos submetidos à Revista Extensão Tecnológica serão verificados por meio do software Plagiarism Checker (https://samedaypapers.com/plagiarism-checker) para identificação de plágio e autoplágio antes da avaliação, ou a qualquer momento durante o processo editorial. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores ou de si mesmos, estes devem ser devidamente citados. Praticar plágio ou autoplágio, em todas as suas formas, é inadmissível.
Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido referente a indicações apontadas pelos sistemas digitais utilizados. Caso um plágio seja realmente identificado, o manuscrito será sumariamente devolvido ao autor.
Declaração de ética
Esse periódico cumpre com as normas éticas do Committee on Publication Ethics – COPE. Disponível em: https://publicationethics.org/guidance/Guidelines
Arquivamento: Licença CLOCKSS
Histórico do periódico
A Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense foi concebida com o intuito de dar visibilidade às ações de Extensão do Instituto Federal Catarinense - IFC, bem como para possibilitar o intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de ações de extensão desenvolvidas também por outras instituições de ensino.
A revista tem publicação semestral. O primeiro número impresso foi lançado em junho de 2014 (ISSN 2358-2499) com edição até o Número 3, Ano 2, de junho de 2015. Após um período sem publicações, a Revista Extensão Tecnológica passou por readequações e foi transposta para a plataforma digital Open Journal Systems – OJS, com o lançamento do Número 11, em abril de 2019. A versão online recebeu o ISSNe 2674-9319. Os primeiros números da versão impressa também foram incluídos no OJS e podem ser acessados na aba Arquivos.