“UMA EMOÇÃO EU SENTI”: PROJETO DIDÁTICO DE LITERATURA NA EBM PAULINA WAGNER
Resumo
O projeto didático “Uma emoção eu senti”, foi desenvolvido pelas bolsistas do Pibid, na Escola Básica
Municipal Professora Paulina Wagner, no município de Blumenau, com os alunos do 1o ano, acompanhados
pela professora Mônica. Durante o período de observação conhecemos a biblioteca da escola que funciona
de maneira ativa, com diversos projetos na área de literatura, como o Sarau Literário e o Chá da Vovó.
Diante disso, escolhemos como tema do projeto a literatura, focando nas vivências cotidianas das crianças,
especialmente as emoções, por meio de propostas que integrem vivências das crianças, contribuindo para
seu autoconhecimento e letramento. O ambiente escolar é o lugar de construção da leitura, de inserção do
aluno ao mundo letrado e da leitura. Ao realizar a interpretação da narrativa, pode-se mergulhar no enredo
lido, permitindo-se sentir, criticar, contradizer e avaliar as informações, aprumando novos significados
(SOLÉ, 2003). Assim, por meio do projeto buscamos ampliar a compreensão das crianças sobre suas
emoções e sentimentos através de suas próprias vivências e da literatura, unindo um mundo imaginário e
literário ao cotidiano da criança, de modo que possam entender seus sentimentos e aprender a lidar com
eles, bem como estimular o interesse pela leitura. O projeto iniciou com observações das atividades da
escola, do funcionamento da biblioteca, a relação das crianças com os livros na escola. A partir do
entendimento da realidade e integração das bolsistas, foi elaborado o projeto tomando como ponto de
partida o livro “O Monstro das cores” (Llenas, 2022), organizado em 5 intervenções, propondo práticas
dialogadas por meio da familiarização das crianças com as nuances da história e com as emoções
apresentadas: alegria, tristeza, medo, raiva, calma e amor; construção do Pote das Emoções, que cada
criança pode expressar a emoção e pensar no porquê de senti-la; construção de 6 grandes monstros,
enfeitados e desenhados conforme a expressão da emoção correspondente; interpretação textual da história
e reelaboração de conceitos e frases; contação do livro O monstro Azul (Dios, 2021) e partes do
Emocionário (Pereira, Valcarcel, 2018). No decorrer das ações percebemos as crianças construírem maior
facilidade de identificar e conversar sobre as emoções, conforme iam adicionando-a no pote das emoções,
além de construíram suas próprias percepções dos sentimentos, como por exemplo em uma apresentação
que conseguiram identificar suas produções e juntar suas próprias vivências aos sentimentos que o monstro
demonstrava. Por meio dessa experiência conseguimos ver a sala de aula com um novo olhar, não mais
apenas “encantado”, mas com as exigências que o trabalho de ensinar exige: planejamento, organização,
pesquisa e elaboração de materiais e considerando as especificidades dos alunos com quem trabalhamos.