(RE) CONSTRUINDO OLHARES: CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA CONHECER OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Resumo
Historicamente a educação brasileira é marcada pela dualidade, com escolas e/ou cursos dirigidos aos que
usam sua força de trabalho na construção da vida e da riqueza e outros, destinados às elites dirigentes. A
luta contra essa dualidade na educação é permanente e contra hegemônica, tendo por objetivo favorecer a
transformação da sociedade. A educação integral, uma das colunas de sustentação do ensino médio
integrado à Educação Profissional e Tecnológica, é parte importante desta luta e, por isso mesmo, deve ter
como foco o estudante, compreendido como sujeito historicamente situado, dialeticamente determinado e
determinante da realidade em que vive. Compreendendo a formação integral como horizonte a perseguir, a
pesquisa ora relatada está vinculada a linha de pesquisa de Formação de Práticas Educativas em Educação
Profissional e Tecnológica (EPT), macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços
formais e não formais de ensino na EPT. Com características de pesquisa-ação de caráter qualitativo, se
constituiu com o objetivo de proporcionar, por meio da elaboração de uma sequência didática, estratégias
que possam ser utilizadas pelos docentes atuantes no ensino médio integrado à educação profissional para
melhor conhecerem os jovens com os quais atuam. Após a elaboração de um referencial teórico que
permitisse interpretar os dados coletados, ocorreu a aplicação de questionário a estudantes e professores de
primeiro ano de ensino médio integrado da instituição lócus da pesquisa. Buscou-se compreender as
semelhanças e diferenças desses dois grupos em relação às seguintes temáticas: i. quem é o estudante, do
que gosta, o que valoriza; ii. como este estudante está vivenciando o ensino médio integrado à EPT; ii.
quais seus sonhos e projetos para o futuro. Os dados coletados demonstraram que realmente há diferenças
marcantes entre a forma como os estudantes e seus professores compreendem essa etapa da vida, reforçando
a importância da sequência didática, formato eleito para o produto educacional. A aplicação da sequência
didática ressaltou as potencialidades de seu uso para aproximar a percepção dos professores às realidades
vividas pelos jovens. Por fim, o estudo reforçou a importância do aprofundamento teórico para
compreender, tanto as realidades vividas pelos estudantes quanto as dos docentes.