A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA BOLSISTA EM UM PROJETO SOBRE A CRECHE NA REGIÃO DA FOZ DO RIO ITAJAÍ

Autores

  • Micaela Stefani Hoff IFC - Campus Camboriú
  • Roseli Nazario IFC - Campus Camboriú

Resumo

O presente trabalho elege como objeto para reflexão a importância de ações de iniciação científica nos
processos formativos de acadêmicas/os em nível de graduação, no curso de licenciatura em Pedagogia, e
não apenas em pós-graduações subsequentes, no âmbito dos cursos de especialização, de mestrado ou de
doutorado. Sob essa lógica, a iniciação científica se constitui em uma ação que contribui para a formação
de recursos humanos para a pesquisa, entendendo que o contato com a pesquisa, desde a graduação,
permite a identificação do estudante com a identidade de professor-pesquisador, um profissional que
nunca deixa de ser estudante e, por isso, é capaz de articular teoria e prática educativa, intervindo na
realidade social para além dos achismos, apoiando-se em conhecimentos cientificamente referenciados.
Nessa perspectiva, assume-se a dimensão da pesquisa como princípio da formação de professores, desde a
sua graduação, mas também, como instrumento de ensino e de produção do conhecimento. No caso
específico deste estudo, um conhecimento sobre o atendimento às crianças de 0 a 3 anos em creches da
Região da Foz Rio Itajaí, a partir das opiniões de professoras/es que atuam nesta etapa da educação. A
necessidade de realizar esta pesquisa se encontra na constatação de que existem lacunas no conhecimento
sobre a creche nesta região, o que demanda mais estudos sobre essa etapa educativa, abrindo, desse modo,
espaço para a realização de uma pesquisa de iniciação científica, a qual, até o momento, possibilitou,
entre outras ações, a produção de um estado do conhecimento em vista de aproximar o objeto da pesquisa
às produções acadêmicas dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região da Foz do Rio Itajaí.
Esse movimento mostrou que a produção de conhecimento científico em educação nessa região pouco
abrange a temática da creche, o que justifica uma ação de iniciação científica que se debruça sobre as
especificidades da creche, de forma referenciada e científica, por meio das luzes que lançam as/os
autoras/es que discutem a temática. Sabendo dessa carência de estudos sobre a creche na Região da Foz
Rio Itajaí, torna-se ainda mais importante que o conhecimento construído nos anos de formação inicial de
professores/as, junto à licenciatura em Pedagogia, de forma também a suscitar nos/as futuros/as
pedagogos/as o desejo de se constituir pesquisadores/as nessa área. Para isso, é indispensável formar
professoras/es que ainda que não venham a se constituírem em profissionais pesquisadores a atuarem na
creche, que tenham a oportunidade de compreender sobre esta etapa educativa, alicerçados/as na ciência,
na cultura e nos aspectos sociais que a atravessam.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Hoff, M. S., & Nazario, R. (2023). A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA BOLSISTA EM UM PROJETO SOBRE A CRECHE NA REGIÃO DA FOZ DO RIO ITAJAÍ. Anais Da Mostra De Ensino, Pesquisa, Extensão E Cidadania (MEPEC) - ISSN 2596-0954, 5. Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/4853